Confiança do consumidor cresce pelo 5º mês seguido

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O Índice de Confiança do Consumidor), da Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu 1,1% entre junho e julho, ao passar de 118,7 para 120 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal. Embora seja o quinto mês seguido de alta, houve uma desaceleração em relação ao último levantamento, que apontou crescimento de 1,9% do índice.

 

Em julho, as avaliações dos consumidores sobre o momento atual são as mais favoráveis da série iniciada em setembro de 2005, e as expectativas em relação aos meses seguintes ficaram estáveis.

 

Assim como havia ocorrido nos dois meses anteriores, o quesito que mede o grau de satisfação com a situação econômica local foi o que mais contribuiu para a evolução do ICC de junho para julho. A proporção de consumidores que avaliam a situação econômica atual como boa aumentou de 23,8% para 25,3% do total, e a parcela dos que a consideram ruim caiu de 24,9% para 20,3%.

 

Houve aumento do otimismo em relação à evolução da situação econômica local nos próximos seis meses. A proporção de consumidores que preveem que a situação vai melhorar ficou estável, em 28,6%, e a dos que acham que vai piorar diminuiu de 10,3% para 8,1%.

 

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é um estudo realizado com base numa amostra de mais de 2000 domicílios, sorteados em sete das capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de julho de 2010 foi realizada entre 30 de junho e 19 de julho.
 

 

Veículo: Valor Econômico


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