O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) decidiu alterar a Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec), elevando as alíquotas do Imposto de Importação (II) de três produtos. Além disso, houve redução na tributação para reboques e semi-reboques sem produção no Mercosul, para conclusão de obras do governo.
Outra medida ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) aconteceu com a visita do ministro Fernando Pimentel ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), ontem, para a assinatura em conjunto com as empresas FiatPowertrain e FPT Industrial, de um protocolo de intenção para desenvolvimento de tecnologias para o setor automotivo. A parceria prevê o intercâmbio de informações técnicas e científicas, além da realização conjunta de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias, como o estudo de um motor para veículos comerciais leves movido a combustível com 30% de biodiesel.
Entre os três produtos incorporados na TEC está o difenilmetano diisocianato, com alteração da alíquota de 14% para 20%. O produto químico é utilizado na produção de espumas rígidas para isolamento térmico. Já as luvas de látex de uso não cirúrgico, tiveram o imposto de importação elevado de 16% para 35%. Também houve alteração da alíquota, de 14% para 30%, para os moldes utilizados nos processos de moldagem por injeção ou compressão.
Veículo: DCI