Uma semana repleta de indicadores de inflação irá atrair a atenção de investidores à procura de sinais mais claros quanto aos rumos da economia brasileira. Instituições de pesquisa informarão variações de preços parciais ou relativas ao mês de julho, tanto para o consumidor quanto para a indústria, mostrando se a desaceleração nos reajustes detectada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve efeito em outros indicadores.
O levantamento mais importante será divulgado amanhã, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que mede o comportamento geral de preços na economia brasileira. O IGP-DI é usado como referência para correções de valores contratuais, sendo o indexador das dívidas dos Estados com a União.
Expectativa com impacto do dólar
Um dos questionamentos que analistas têm feito é em qual intensidade a alta do dólar registrada nas últimas semanas – a moeda chegou a passar de US$ 2,30 na quinta-feira passada, mas caiu para R$ 2,2880 na sexta-feira – irá influenciar a inflação de julho e de início de agosto, já que tende a deixar produtos importados mais caros. Outro indicador que merecerá atenção de investidores é o relatório Focus do Banco Central, divulgado na manhã de hoje. O dado mostra a percepção de consultorias e instituições financeiras quanto ao crescimento e a inflação do país, entre outros índices.
Veículo: Zero Hora - RS