Varejistas se ajustam a um cenário menos otimista

Leia em 1min 10s

Após expansão da renda média do brasileiro, desafio é o ambiente econômico

Depois de se beneficiarem com a expansão da renda média dos brasileiros nos últimos anos, as empresas de varejo estão ajustando processos internos para conseguir crescer em um ambiente econômico mais desafiador. Redução de despesas, aposta em novos nichos de mercado e o aumento da participação do crediário foram algumas das estratégias usadas pelas companhias ao longo do primeiro semestre, quando empresas como Lojas Renner, Pão de Açúcar e Natura apresentaram lucros menores na comparação anual.

A movimentação das redes acontece em um momento de clara mudança no apetite do consumidor. Na quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou alta de 3% nas vendas do varejo no primeiro semestre, menor avanço desde o segundo semestre de 2005. A expansão foi guiada pelo comércio de combustíveis e lubrificantes, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que identificou desaceleração sobretudo nos setores de vestuário, móveis, papelaria e supermercados.

“O forte ritmo de expansão tinha um prazo de validade”, afirmou Claudio Felisoni, coordenador-geral do Programa de Administração de Varejo (Provar).

Já lidando com essa conjuntura, algumas companhias concentraram esforços na redução de custos internos na primeira metade do ano. O Pão de Açúcar cortou as despesas gerais e administrativas em 10,1% ante igual período de 2012. A Hypermarcas seguiu o mesmo caminho, reduzindo essa linha em 8,6% na mesma base de comparação.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

IPC-S avança em 4 das 7 capitais pesquisadas

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getulio Vargas (...

Veja mais
Alimentos limitam alta do IPC-S na 2ª quadrissemana

A queda dos alimentos continua dando alívio à inflação medida pelo Índice de Pre&cced...

Veja mais
Setor alimentício investe menos

Levantamento da consultoria francesa Global Approach Consulting (GAC),combase nos dados do Ministério de Ciê...

Veja mais
Varejo e indústria reveem metas

Com estoques controlados, houve redução nas encomendas .São Paulo - Com vendas menores, proje&ccedi...

Veja mais
varejo de moda renova estratégia

Maior comprometimento da renda, queda da confiança do consumidor e onda de protestos nas ruas formaram uma combin...

Veja mais
Açúcar cristal e mascavo sem IPI

Desde ontem, qualquer tipo de açúcar de cana não refinado está isento do Imposto sobre Produ...

Veja mais
Vendas do comércio varejista têm alta de 0,5% entre maio e junho

Entre abril e maio, havia sido registrada estabilidade nas vendas O comércio varejista brasileiro teve leve alta ...

Veja mais
Com incentivos, vendas do varejo sobem e ajudam PIB do 2º trimestre

Uma inflação um pouco mais amena e os incentivos federais ao consumo - seja pela redução de ...

Veja mais
Varejo com ritmo menor no 2º semestre, preveem analistas

O desempenho fraco do varejo no primeiro semestre - no qual o volume de vendas acumulou alta de 3% e é o pior des...

Veja mais