Nordeste tem o maior índice de consumo em 2012, diz Nielsem

Leia em 1min 10s

Nenhuma outra região atingiu tal desempenho neste período, sendo a classe média o principal motivador, com uma contribuição de 71% desse crescimento.

No último ano, o consumo no Nordeste cresceu 2,4%, enquanto a média no Brasil caiu 0,5%, segundo pesquisa da Nielsen.

Nenhuma outra região atingiu tal desempenho neste período, sendo a classe média o principal motivador, com uma contribuição de 71% desse crescimento.

A pesquisa mostra também que 28% das mulheres do Nordeste se sentem "tentadas" a comprar novidades, enquanto a média brasileira é de 26%.

"Quando falamos de shoppers de grandes redes no Nordeste, 45% deles também estão mais propensos a experimentar novidades, gastando, em média, R$ 48,60 por compra, valor 30% maior que a média da região", avalia Luciana Ignez, analista de mercado da Nielsen.

Os novos itens colocados à disposição dos consumidores nordestinos possuem papel importante no desempenho das cestas avaliadas pela Nielsen.

No último semestre de 2012 e no primeiro deste ano, nas grandes redes varejistas, 53% do crescimento em faturamento das cestas da região se deve às novidades. Apesar dos números altos, a indústria ainda tem muito espaço a explorar.

De todos os lançamentos realizados no Brasil nos últimos dois semestres, que totalizaram mais de 19 mil itens, 48% também estão no Nordeste. Entretanto, ainda de acordo com a executiva, há oportunidades para melhorar a performance das novidades na região com assertividade na distribuição, planos adequados a cada tipo de categoria e posicionamento de preços.



Veículo; Brasil Econômico


Veja também

Vendas mostram recuperação e crescem 5,2% no mês de julho

O mês de julho demonstrou recuperação nas vendas, com crescimento real de 5,2%, segundo informa&cced...

Veja mais
Ações judiciais contestam rótulos nos EUA

Nos últimos 18 meses, um grupo de advogados que enriqueceu processando empresas de tabaco voltou as atenç&...

Veja mais
Alimentação pressiona IPC-S na 3ª prévia do mês, diz FGV

Desde o início de agosto, o grupo Alimentação vem apresentando acréscimos em sua taxa de var...

Veja mais
Comércio de BH espera perda de até 40% nas vendas na Copa do Mundo

Frustrados com o faturamento durante a Copa das Confederações, 76,55% dos empresários esperam menos...

Veja mais
Dólar e estoques altos projetam Natal fraco

A disparada do dólar e a desaceleração de vendas no varejo complicaram as negociações...

Veja mais
Celular, bebidas e alimentos serão reajustados por conta do dólar alto

Indústria avisa que os custos de produção já subiram e, por isso, vai corrigir as tabelas en...

Veja mais
IPR deve ficar estagnado

Ao longo dos sete primeiros meses deste ano a maioria dos produtos do agronegócio mineiro registrou retraç...

Veja mais
Aumento de preços já afeta café da manhã

Itens subiram 14,64% em 12 meses.Em julho, a inflação deu uma trégua, mas, no acumulado de 12 meses...

Veja mais
Compra por impulso é maior em supermercado

Consumidores brasileiros gastam mais por impulso nos supermercados do que em shoppings. A conclusão é de u...

Veja mais