Renda impulsiona o varejo

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Setor cresceu nos últimos cinco anos junto com salários das classes C e D

A cada R$ 100 de incremento na renda do trabalhador paraense, aproximadamente R$ 60 são gastos com alimentação. Esse dado integra as estatísticas da Associação Paraense de Supermercados (Aspas), que na semana passada realizou a maior Convenção de Supermercados e Fornecedores da região Norte, a SuperNorte. Com a expansão da classe C, que ficou mais evidente nos últimos cinco anos, os supermercados do Brasil precisaram se adaptar. Novas tecnologias, um atendimento cada vez mais personalizado, lojas confortáveis com variedade de produtos e de serviços, além de crediário próprio, são algumas das mudanças adotadas pelos supermercadistas para receber sua nova clientela. Mas, na avaliação de especialistas do setor varejista, apenas estas modificações não bastam. Para eles, os empresários precisam aderir ao movimento do consumo consciente e da inclusão social. Estes dois elementos, aliás, compuseram o tema da SuperNorte 2013, e se tornaram metas imprescindíveis para as principais redes de supermercados da Região Metropolitana de Belém (RMB).

De acordo com o presidente da Associação Paraense de Supermercados (Aspas), José Oliveira, o tema da SuperNorte 2013 foi idealizado a partir das mudanças que o mercado brasileiro e, sobretudo, o paraense, vem vivenciando a partir da expansão no acesso das diversas classes de consumo a itens que antes eram restritos a determinados grupos de consumidores.

"A melhora na economia nacional, a partir de medidas adotadas pelo governo federal, ajudou muito a ampliar o acesso dos brasileiros, não apenas aos produtos, mas também às próprias lojas, o que antes tinha um alcance menor. E os lojistas, como precisam estar evoluindo sempre, para atender melhor seus consumidores, não ficou parado neste processo de mudança. Caminhamos na mesma direção e ritmo do Brasil", assegura.

Neste caso, Oliveira diz que a ampliação no leque de produtos à disposição do cliente, por exemplo, é uma ação que envolve o consumo consciente. "Ele não precisa levar a mais, a ponto de um produto perecível estragar na sua despensa. Estamos trabalhando com a diversificação de produtos, de embalagens e de quantidades, para que o consumidor acerte na hora de comprar", acrescenta.

De forma similar avalia o vice-presidente da Aspas, Jorge Portugal, que destaca o compromisso das redes varejistas com seus consumidores. "O cliente atual busca não apenas a qualidade nos produtos, mas também a qualidade de vida. Eles se preocupam em olhar quantas calorias este item apresenta, qual a sua composição, se há incidência de sódio ou de sal, se são produtos que resultarão em longevidade para a família como um todo", assegura.

Com relação à inclusão social, Portugal fala sobre o poder aquisitivo, sobretudo das classes C e D, que tiveram expansão e consequentemente, resultaram em ascensão no fluxo de pessoas nas lojas. "Buscamos identificar que estes consumidores estão indo mais aos supermercados, até para que possamos acompanhar esta evolução, adaptando nosso atendimento, adquirindo novas tecnologias, sempre com vistas em receber com a qualidade que nosso público merece", afirma, lembrando que o hábito do consumidor, de comprar na mercearia e em quantidade reduzida, ou seja, a granel, está se extinguindo com velocidade cada vez maior. Ele destaca que o crédito fácil também auxilia na inclusão social.

O executivo Evandro Azevedo, titular da CCCS, empresa do Grupo Yamada, diz que uma ferramenta imprescindível para se alcançar a inclusão social e o consumo consciente é o compartilhamento de informações. "Hoje, temos um Brasil em desenvolvimento, que, de acordo com as estatísticas, tem a nossa região como um dos pilares desta expansão, já que apresentamos uma economia pujante. A partir deste cenário, a gente procurar compartilhar informações decodificadas em todos os níveis, que vão desde o micro empreendedor individual, até o grande empresário, com o objetivo de se expandir, cada vez mais, os níveis de conhecimento e solução. Isso vai, além de acelerar esse desenvolvimento, nos permitir alcançar um consumo consciente", destaca.



Veículo: O Liberal - PA


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