Venda de fim de ano começa com forte reajuste nos preços

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Os fabricantes nacionais de alimentos e bebidas iniciaram as vendas de fim de ano registrando expressivos reajustes nos preços, que giram em torno de 5% a 10%, devido ao aumento nos custos de produção. As mudanças, no entanto, não tiraram o otimismo dos empresários que apostam em um crescimento de 5% a 15% no faturamento do período em comparação com 2012.

Diante deste cenário, a produtora de bebidas Cereser projeta um crescimento de 10% no faturamento da linha de sidra, enquanto o volume comercializado deve registrar alta de 6%.

Para viabilizar essa ideia, a companhia contratou cerca de 91 funcionários temporários com o objetivo de ampliar a produção da bebida na unidade fabril localizada na cidade de Jundiaí, no interior do Estado de São Paulo.

"A produção começou no final do mês de julho e início de agosto. Nas linhas dedicadas exclusivamente para a produção de sidra, trabalhamos em um ritmo de três turnos, enquanto as linhas de vinhos e destilados receberam apenas um turno adicional", explica o diretor comercial da Cereser, José Fontelles em entrevista ao DCI.

Ainda segundo o executivo, o volume comercializado na categoria de vinhos de mesa deve crescer entre 8% e 10% neste período. Já a linha de destilados, castigada nos últimos meses com uma queda no consumo, deve repetir o resultado de 2012, com desempenho próximo a 0%.

Ao longo de 2013, a companhia também registrou uma alta considerável nos preços de alguns insumos, o que a forçou a repassar esses custos para as vendas de fim de ano. No caso da linha de sidra, o reajuste girou em torno de 5%.

"Certos insumos utilizados por nós apresentaram uma variação de preço mais significativa do que outros, como no caso do papelão, do vasilhame e dos vinhos fermentados de maçã. Por isso, fomos forçados a repassar preços", afirma Fontelles.

De acordo com o executivo, outros fatores pesaram na conta final da empresa. Entre eles estão os gastos com a tarifa de energia e o reajuste salarial dos funcionários, em torno de 6% a 7%, realizado no início deste ano. Além das linhas tradicionais, a Cereser aposta, em 2013, nos kits de presente da marca Chuva de Prata, compostos por uma garrafa de bebida e duas taças.

A distribuidora de carnes Aurora Alimentos também promoverá um reajuste nos seus preços, em torno de 8% a 10% em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o diretor comercial da empresa, Leomar Somensi, a alta nos preços ocorre devido a um "repasse natural dos custos com a inflação".

"A valorização do dólar causou um certo impacto na produção e na compra de alguns insumos. No entanto, se compararmos os preços atuais de grãos como o milho e a soja, notaremos que eles estão mais acessíveis que no ano passado, em virtude da grande safra colhida no Brasil e nos Estados Unidos", explica Somensi.

Neste ano, a companhia aposta em um crescimento de 15% no faturamento com as vendas de fim de ano ante o mesmo período de 2012, enquanto o volume comercializado deve ter alta de 6%.

Mesmo otimista, Somensi reforça que nos últimos dois anos a produção e a oferta de suínos caiu, motivada por uma crise no mercado de suinocultura.

"Esperamos um final de ano positivo, parecido com 2012, pois as famílias guardam parte do orçamento para as compras de fim de ano. O crescimento projetado, no entanto, segue a ideia de expansão natural, e não de uma grande demanda", afirma.

Em 2013, a empresa aposta na linha Boas Festas com as marcas Blesser (ave temperada) e outros itens tradicionais como pernil e lombo. A empresa nacional também lançará dois itens novos neste ano, o filézinho suíno recheado e o lombo recheado. De acordo com Somensi, as vendas para o varejo começaram neste mês e vão até o final de novembro.

Já a fabricante de panetones Village registrou um aumento de 4,85% nos custos com produção ante o mesmo período de 2012. A companhia não divulgou se houve repasse de preços, mas afirmou que a produção deve crescer 8% neste ano, enquanto o segmento de panetone da marca deve fechar 2013 com um crescimento de 5% a 8% no faturamento ante o mesmo período de 2012.

"Contratamos cerca de 850 funcionários temporários para realizar a produção de fim de ano, iniciada no mês de agosto. Ela seguiu conforme o cronograma, mas registramos uma antecipação de 15 dias no processo produtivo", explica o diretor de marketing e vendas da Village, Reinaldo Bertagnon em entrevista ao DCI.

Entre as novidades trazidas neste ano pela marca estão dois lançamentos na linha de panetones infantis e outro na linha adulto no sabor Bem Casado 550g.



Veículo: DCI


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