O número de consumidores do Rio de Janeiro (RJ) que colocou suas contas em dia em outubro cresceu 4,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. A informação é do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio). Já a inadimplência aumentou 0,9%.
Para o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, "a maioria dos consumidores colocou suas contas em dia já pensando no crédito para poder comprar no Natal", a data comemorativa mais importante para o comércio. Segundo ele, "a expectativa é de um aumento das vendas de 8% em 2013".
Na comparação com setembro, a inadimplência aumentou 6,4% e o número de dívidas quitadas diminuiu 0,5%. Já no acumulado do ano, as dívidas quitadas e a quantidade de endividamentos cresceram 3,8% e 1,5%, respectivamente.
No quadro mais amplo, o movimento é semelhante. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam um recuo de 1,17% no volume de consumidores inadimplentes em outubro ante mesmo mês de 2012.
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a redução observada reflete maior cautela e disciplina do consumidor em relação aos compromissos adquiridos no passado. Dados do SPC Brasil mostram que desde março a inadimplência do consumidor brasileiro vem intercalando desacelerações com quedas moderadas
"O atual momento em que os juros estão mais caros, reflexo dos recentes aumentos da taxa básica de juros, e em que a inflação alta diminui o poder de compra, faz com que o consumidor dê mais valor ao dinheiro e tenha mais disciplina ao pagar as prestações", relata Pellizzaro Jr.
Na comparação com setembro, a taxa de inadimplência ficou praticamente estável, avançando 0,07%, de acordo com a CNDL. Entre janeiro e outubro a inclusão de novos consumidores no cadastro de inadimplentes do SPC Brasil cresceu 3,56%.
A projeção dos especialistas do SPC Brasil é de que a inadimplência continue em patamares moderados devido às festas de fim de ano e volte a crescer com mais força no início de 2014.
Movimento do Comércio
De acordo com os dados da CDLRio, as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito cresceram 0,8% em outubro ante o mesmo mês do ano passado. Este item é utilizado pela entidade para medir a movimentação do comércio.
Na comparação com setembro, o crescimento foi de 0,2%. A expansão modesta está em linha com o observado no ano de 2013. Ao se analisar o acumulado entre janeiro e outubro, as consultas tiveram variação positiva de 0,5%.
Veículo: DCI