Prévia da inflação deste mês até dia 15 registrou alta de 0,70%

Leia em 2min 30s

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,70% em fevereiro, após subir 0,67% em janeiro. O resultado foi divulgado na última sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O período de coleta do IPCA-15 foi de 16 de janeiro a 13 de fevereiro. Com este resultado anunciado, o índice acumulou altas de 1,37% no ano e de 5,65% em 12 meses.

O grupo Educação subiu 6,05% no mês. Com o resultado, o grupo foi responsável por 0,27 ponto percentual na formação da taxa geral de fevereiro. Segundo o IBGE, isso reflete reajustes feitos no início do ano letivo, com destaque para os aumentos nas mensalidades dos cursos regulares, que subiram 7,65% e foram o item de maior impacto individual no mês (0,22 ponto percentual). Nas regiões, os reajustes desses cursos ficaram entre 3,44% (em Porto Alegre) e 11,72% (no Rio de Janeiro). O IBGE também informou que os cursos diversos, que englobam aulas de idiomas e informática, subiram 5,93%.

Os alimentos e as bebidas desaceleraram na passagem de janeiro para fevereiro no IPCA-15. O grupo registrou alta de 0,52% neste mês, depois de subir 0,96% no mês passado. Vários produtos ficaram mais baratos, como a batata-inglesa (-10,66%), o tomate (-5,60%), o leite (-5,07%), o feijão carioca (-4,27%) e o frango inteiro (-1,04%). Com isso, os alimentos consumidos em domicílio desaceleraram, de 1,01% em janeiro para 0,25% em fevereiro. No IPCA-15 geral, o grupo alimentação e bebidas foi responsável por impacto de 0,13 ponto percentual.

As passagens aéreas ficaram 20,36% mais baratas na passagem de janeiro para fevereiro, de acordo com o IBGE. Com isso, o item exerceu o maior impacto individual negativo do dado deste mês, de 0,11 ponto percentual.

Por causa desse resultado, o grupo Transportes desacelerou fortemente a alta no segundo mês de 2014. Depois de registrar alta de 0,43% em janeiro, segundo o instituto, essa classe de despesa mostrou queda de 0,09% - um impacto de -0,02 ponto percentual na taxa geral do IPCA-15 de fevereiro, que foi de 0,70%.

O grupo Vestuário também mostrou deflação neste mês. Houve queda de 0,68% dos preços, após alta de 0,59% no IPCA-15 de janeiro. Com isso, o grupo teve impacto de -0,05 ponto percentual no índice geral.

A inflação medida pelo IPCA-15 de fevereiro, mostra uma descompressão relevante nos preços de alimentos, que registraram variação de 0,52% no índice de fevereiro ante 0,96% em janeiro. Se o grupo continuar a mostrar um recuo maior do que o esperado, como já é observado, o IPCA fechado do mês deve vir abaixo do registrado na leitura da primeira quinzena, avaliou o economista Leonardo França Costa, da Rosenberg & Associados.

A projeção do economista é de que o IPCA fechado de fevereiro registre variação de 0,62%. "Alimentos e Bebidas desaceleraram bem em razão do comportamento de leguminosas, raízes e carnes. Imaginamos um IPCA fechado um pouco mais fraco até pelos resultados de outros índices como IGPs e Fipe", apontou.



Veículo: DCI


Veja também

Alimento dá alívio no IPCA-15

Sob pressão dos gastos com educação, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumid...

Veja mais
Alta do valor dos alimentos diminui poder de compra

Os números esmiuçados dos índices de inflação comprovam a percepção do ...

Veja mais
Lucro da Hypermarcas cai 56% no quarto trimestre

O lucro líquido da Hypermarcas alcançou R$ 54,9 milhões no quarto trimestre de 2013, queda de 55,9%...

Veja mais
Varejo é grande gerador de renda e empregos

As grandes redes varejistas que atuam no Estado são hoje responsáveis por impulsionar a economia Inclu&i...

Veja mais
Cartão de crédito predomina como forma de pagamento em BH

Dinheiro de plástico sai na frente, sendo responsável por 82% das vendas a prazo A forma de pagamento ma...

Veja mais
Vendas a prazo crescem 70% em BH

Em um momento em que 70% das vendas são realizadas a prazo, os comerciantes criam estratégias para evitar ...

Veja mais
Vendas cresceram 6,8% em janeiro, aponta IDV

O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) informou que, de acordo com seus associados, as vendas reais em janeiro...

Veja mais
Empresários do comércio apostam em liquidações para aquecer vendas em fevereiro

Promoções, atendimento diferenciado e mix de produtos são estratégias para potencializar os ...

Veja mais
Atacado puxa IGP-M para baixo na 2ª prévia, diz FGV

Os três índices que compõem o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) desaceleraram n...

Veja mais