Empresários do comércio apostam em liquidações para aquecer vendas em fevereiro

Leia em 1min 20s

Promoções, atendimento diferenciado e mix de produtos são estratégias para potencializar os negócios

Liquidações e promoções são as estratégias utilizadas pela maioria dos empresários do comércio para fechar o mês com alta nas vendas em relação a janeiro, segundo pesquisa da Fecomércio Minas. A estimativa dos empresários para os próximos seis meses também é otimista e 99% apostam que o faturamento será melhor ou igual ao ano passado.

O início do ano aponta queda natural das vendas, uma vez que dezembro é o mês de maior pico para o comércio, mas 2014 está apontando índices positivos. O fluxo de caixa dos estabelecimentos para o mês de fevereiro também é positivo representando 70% das respostas. Já no mês de janeiro, 59% apontaram como sendo pior que o mês anterior; 19% igual ao mês anterior e 22% melhor que o mês anterior.

Para o economista da Fecomércio Minas Gabriel de Andrade Ivo, a competição acirrada que caracteriza o comércio varejista exige uma postura agressiva na definição da política de preços e promoções. “O fator chave é a criatividade na conquista do consumidor, por meio do atendimento, mix de produtos ou de novos canais de vendas.”

Empregos

A pesquisa também apontou que 77% dos empresários entrevistados mantiveram o número de funcionários. Já em fevereiro 11% afirmaram que aumentarão o quadro e 85% manterão o mesmo número; apenas 5% pensam em reduzir o número de funcionários. De acordo com a pesquisa, o desafio é reter talentos conquistados e manter a qualidade dos serviços prestados.

A pesquisa reuniu respostas de 308 empresários a fim de identificar a percepção em relação aos negócios do mês de janeiro e fevereiro deste ano.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Atacado puxa IGP-M para baixo na 2ª prévia, diz FGV

Os três índices que compõem o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) desaceleraram n...

Veja mais
Preços recuam em sete capitais na segunda semana do mês

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) recuou em todas as set...

Veja mais
Linx tem caixa para aquisições mas varejo preocupa em 2014

A empresa de tecnologia Linx completa um ano de sua listagem na Bolsa de Valores de São Paulo neste mês de ...

Veja mais
Alta de preços tende a perder fôlego em março

O ritmo de elevação dos preços ao consumidor deve ser cortado pela metade em março, depois d...

Veja mais
Mercado prevê inflação de 5,93% em 2014

O humor do mercado muda a cada semana. Agora, os investidores e analistas estimam elevação da inflaç...

Veja mais
Inflação de produtos típicos do verão fica acima do índice oficial

Taxa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), ficou em 8,61%...

Veja mais
Calor faz indústria suar para elevar ganho

Mesmo com hora extra e ampliação de produção, fabricantes de produtos sazonais não d&...

Veja mais
Vendas no varejo em Minas crescem menos que no país

Alta no Estado foi de 0,9% em 2013; em todo o Brasil, expansão foi de 4,3%As vendas do varejo em Minas Gerais cre...

Veja mais
Comércio fecha 2013 com o pior resultado em dez anos

No acumulado do ano passado, avanço foi de 4,3%, segundo o IBGEAs vendas no varejo brasileiro registraram queda d...

Veja mais