Promoções, atendimento diferenciado e mix de produtos são estratégias para potencializar os negócios
Liquidações e promoções são as estratégias utilizadas pela maioria dos empresários do comércio para fechar o mês com alta nas vendas em relação a janeiro, segundo pesquisa da Fecomércio Minas. A estimativa dos empresários para os próximos seis meses também é otimista e 99% apostam que o faturamento será melhor ou igual ao ano passado.
O início do ano aponta queda natural das vendas, uma vez que dezembro é o mês de maior pico para o comércio, mas 2014 está apontando índices positivos. O fluxo de caixa dos estabelecimentos para o mês de fevereiro também é positivo representando 70% das respostas. Já no mês de janeiro, 59% apontaram como sendo pior que o mês anterior; 19% igual ao mês anterior e 22% melhor que o mês anterior.
Para o economista da Fecomércio Minas Gabriel de Andrade Ivo, a competição acirrada que caracteriza o comércio varejista exige uma postura agressiva na definição da política de preços e promoções. “O fator chave é a criatividade na conquista do consumidor, por meio do atendimento, mix de produtos ou de novos canais de vendas.”
Empregos
A pesquisa também apontou que 77% dos empresários entrevistados mantiveram o número de funcionários. Já em fevereiro 11% afirmaram que aumentarão o quadro e 85% manterão o mesmo número; apenas 5% pensam em reduzir o número de funcionários. De acordo com a pesquisa, o desafio é reter talentos conquistados e manter a qualidade dos serviços prestados.
A pesquisa reuniu respostas de 308 empresários a fim de identificar a percepção em relação aos negócios do mês de janeiro e fevereiro deste ano.
Veículo: Estado de Minas