Vendas de Páscoa podem crescer 5% no estado de São Paulo

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Uma pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) aponta que os lojistas estão com expectativas estáveis para as vendas no período da Páscoa. Em comparação com o mesmo período do ano passado, 2014 pode ter crescimento médio de 4% a 5% em todo o estado. O ticket de compra deve variar entre R$ 70 e R$ 100. Em todo estado de São Paulo, o consumo deve se concentrar entre o fim de fevereiro e a segunda quinzena de abril. Mesmo com a alta do dólar, que teve impacto no valor do cacau, as vendas podem ser positivas e os ovos de páscoa e artigos de chocolate serão as primeiras opções de compra do consumidor.

“O atendimento e a qualidade do produto são aspectos fundamentais e fazem a diferença na hora da escolha por parte dos consumidores. Aos pequenos comerciantes, estreitar os laços de conhecimento buscando aproximação com o cliente é fundamental para alavancar as vendas, além disso, aderir aos meios eletrônicos de pagamento também pode ser muito vantajoso”, comenta o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.

As contratações temporárias para esta época podem crescer 4,5% em lojas, comércios e supermercados. “Na cidade de São Paulo, supermercados devem liderar as contratações e podem ter aumento nas vendas de alimentos, como azeite, vinhos, bebidas em geral e bacalhau”, explica Stainoff.

São Bernardo do Campo

Em São Bernardo do Campo, a expectativa de crescimento é de 9%, com ticket médio de compra entre R$ 50,00 e R$ 70,00, uma expectativa considerada estável em relação ao ano passado, segundo o presidente da CDL da cidade, Marcello Alexandre. “Isso se deve a um melhor posicionamento da sociedade frente a uma economia estabilizada com crédito fácil e com a nova postura do consumidor, que age com menos impulso e mais critério de compra”, afirma.

Os setores que devem liderar as vendas serão os supermercados, atacadistas e redes de lojas especializadas em chocolate. A maior procura será por ovos de páscoa, porém, a Colomba Pascal também terá uma maior adesão dos consumidores.

Situação econômica no ABC

O ABC tem se consolidado como um forte centro de consumo, como é o caso de São Bernardo, a partir do aumento de população e com a abertura de dois novos shoppings. Além disso, com o crescimento comercial e residencial do ABC, os consumidores estão buscando os produtos em sua própria região e que fortalece a concorrência com a capital.
Além do positivo estado comercial de São Bernardo, entre os meses de março e abril haverá crescimento em vagas de emprego. “Esperamos um aumento de 5 a 7% em oportunidades justamente pela Páscoa, já que geralmente estabelecimentos comerciais como supermercados contratam mão de obra temporária”, diz Alexandre.

Campinas

Na região de Campinas, as vendas de Páscoa prometem ser estáveis e com crescimento de 4,5% a 5,5% em relação a 2013, com ticket médio de compra que vai de R$ 100,00 a R$ 200,00. De acordo com a presidente da CDL de Campinas, Adriana Flosi, os setores que mais venderão estão no varejo, no segmento de alimentação, como ovos de chocolate, bacalhau, bebidas e vinhos.
Um fator que pode desacelerar as vendas de Páscoa é a proximidade da Copa do Mundo. “Para os pequenos e médios comerciantes enfrentarem essa dificuldade e a concorrência, será necessário trabalhar com o diferencial de preço e atendimento de qualidade”, afirma Adriana. Campinas também espera a contratação de 4,5 mil vagas temporárias, que devem ter início 30 dias antes da Páscoa.

Ribeirão Preto

Ribeirão Preto está otimista com as movimentações para as vendas de Páscoa. A região espera um crescimento de 2% a 4% em relação ao ano anterior, o que significa uma estabilidade positiva para o setor com promoções e inovações de novos produtos com design diferenciado em formatos atrativos. Os supermercados, setor de alimentação externa e brinquedos, devem liderar as vendas de Páscoa, que espera um ticket médio de R$ 70,00 a R$ 90,00.
“A nossa expectativa é que o chocolate, como presente tradicional, se mantenha entre os favoritos do público. Porém, numa economia eclética como a nossa, a Páscoa é uma oportunidade para almoço em família em restaurantes, pizzarias, churrascarias. Também é uma oportunidade para presentear os filhos com brinquedos, roupas e calçados, eletroeletrônicos, entre outros”, diz o presidente da CDL de Ribeirão Preto, Paulo César Garcia Lopes.

Sorocaba

Em Sorocaba, a expectativa de vendas para a época de Páscoa é que as vendas se mantenham estáveis, com crescimento aproximado de 3% a 5% sobre 2013. De acordo com o presidente da CDL de Sorocaba, Antonio Luis de Almeida, o ticket médio fica entre R$ 70,00 a R$ 90,00 com vendas potencializadas em comércio especializado em chocolates e supermercados. No setor é esperado a contratação em vagas temporárias de 5% a mais do quadro de funcionários para esta época.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo


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