Vendas do varejo crescem 6,5% e surpreendem setor

Leia em 2min 10s

Apesar do bom resultado, baixa competitividade do país preocupa o IDV

Apesar dos indicadores de crédito apontarem para uma desaceleração na demanda por financiamentos em janeiro e fevereiro, o desempenho das vendas no comércio vem surpreendendo positivamente o setor. De acordo com dados do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), o ritmo de vendas avançou 6,5% em fevereiro ante igual mês de 2013, e, por causa do Carnaval, deve crescer 3,5% neste mês.

Contudo, o Índice Antecedente de Vendas (IAV), que é calculado pela entidade com base em pesquisas junto às redes do setor, aponta para uma expansão bem maior nos próximos meses. O IAV sinaliza para uma alta de 10,3% no movimento de vendas em abril na comparação com abril do ano passado, e, pelo indicador de maio, que será divulgado ainda nesta semana, as vendas devem manter o avanço na casa dos dois dígitos.

Esse indicador, que antecede em até 90 dias o comportamento do setor, tem forte aderência ao levantamento mensal do comércio feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"O cenário do varejo, do ponto de vista da demanda, continua muito bom. O que preocupa é a sustentabilidade desse quadro diante da perda de competitividade da indústria", disse o presidente do IDV, Flávio Rocha, que apresentou ontem os números do setor ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, em reunião realizada em São Paulo.

"Custo Brasil" - De acordo com o empresário, apesar dos números positivos, o "custo Brasil", decorrente da elevada carga tributária, e as deficiências logísticas, além da escalada dos juros, são fatores que preocupam o setor produtivo.

"A indústria vem sofrendo mais com o custo Brasil, pois enfrenta a concorrência de empresas de outros países. O varejo, por sua vez, compete regionalmente no país", disse Rocha, expressando as preocupações dos fabricantes com os elevados custos tributários e logísticos do país.

Segundo Rocha, depois de ouvir o relato dos empresários, o ministro teria se queixado do que chamou de "pessimismo excessivo do noticiário que chega à população".

"O noticiário, segundo ele, está muito mais negativo do que se justificaria, no que nós concordamos", disse Rocha, informando que em razão dos números positivos registrados até o momento é possível que o IDV reveja para cima suas projeções para o desempenho do varejo neste ano, que aponta para uma alta de 4,5% ante 2013.

Além do presidente do IDV, que representa a Riachuelo , estiveram no encontro dirigentes do Grupo Pão de Açúcar, do Magazine Luiza, e da Máquina de Vendas. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Eletros), Lourival Kiçula, também participou da reunião com Mantega.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Impacto da Copa do Mundo na economia deve ser positivo

O impacto da Copa do Mundo no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve ser mais positivo do que negativo. Segundo espe...

Veja mais
Preços dos alimentos ao consumidor devem subir, diz FGV

O aumento dos preços para os produtores (de 0,07% em fevereiro para 1,65% em março) é um indicativo...

Veja mais
Compras adiadas: Nível de consumo das famílias brasileiras atingiu menor patamar

O nível de consumo das famílias brasileiras atingiu neste mês o menor patamar desde 2010, segundo pe...

Veja mais
Varejistas levam a Mantega temor com o Custo Brasil

Empresários do segmento se reuniram com o ministro da Fazenda e fizeram um alerta sobre o risco de novo aumento d...

Veja mais
Vendas do comércio sobem 17,4% em fevereiro, aponta índice Cielo

O comércio varejista cresceu 17,4% no mês de fevereiro comparado o mesmo mês do ano passado, apontou,...

Veja mais
Interior já representa 4% do PIB do comércio

As cidades do interior já crescem duas vezes mais do que as capitais, puxadas pelo desenvolvimento do varejo. O s...

Veja mais
Varejo cresce acima do previsto

Os preços dos alimentos subiram em janeiro menos que o esperado, impulsionando as vendas nos supermercados e cont...

Veja mais
Vendas no país no início do verão crescem 12,6%

As vendas de cerveja no país no início do verão 2014 (inclui dezembro de 2013 e janeiro de 2014) cr...

Veja mais
Tendências aposta em varejo forte em fevereiro

O resultado positivo das vendas do varejo ampliado, que subiram 3,5% em janeiro contra o mesmo mês do ano passado,...

Veja mais