Dia dos Namorados aquece vendas em varejo do Centro-Sul

Leia em 3min 20s

Data é especial para os apaixonados e também para os lojistas que diversificam as opções de presentes na vitrine


Iguatu. A aproximação do Dia dos Namorados aquece o comércio varejista na região Centro-Sul do Ceará. Os lojistas estão animados com o crescimento nas vendas desde o fim de semana passado. A data é o principal atrativo e impulsiona o varejo nos segmentos de presentes, perfumaria, confecções, calçados e flores. Neste ano, o dia tem um forte concorrente: a abertura dos jogos da Copa do Mundo.

Para driblar a atração da estreia da Seleção Brasileira, nesta quinta-feira, os empresários investem em criatividade e esperam que o romantismo não ceda espaço ao futebol. Opções não faltam: as lojas de perfumaria investiram em divulgação de kits de beleza, colônias, perfumes e outros setores anunciam promoção e esticam o prazo de pagamento das parcelas. "A movimentação já melhorou neste fim de semana passado, mas vamos vender bem a partir de hoje", prevê a vendedora, Silvana Duarte, da loja Lu Modas.

Escolha

A estudante Kênia Cândido ainda está decidindo que presente comprar. "Estou pensando em presentear um sapatênis, mas presente não vai faltar", disse. Namorando há três anos um colega de faculdade, ela conta que a data é um momento especial. "A gente comemora todos os anos e, nesta quinta-feira, será depois do jogo do Brasil". Na prática, está difícil separar esses dois fatos que mexem com a emoção dos brasileiros.

A vendedora Valberlândia Oliveira, conhecida por Betinha, da loja de Confecções Moça Chic, em Iguatu, lembra que, no ano passado, as vendas para o Dia dos Namorados foram boas.

"Esperamos um crescimento de pelo menos 10% em relação a 2013", disse. "Até a semana passada o movimento estava fraco, mas desde ontem começaram a procurar pelos presentes", comemora a vendedora.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu trabalha com uma expectativa de crescimento nas vendas entre 8% e 12%. "A impressão que se tem é que a Copa do Mundo está ocupando mais espaço na mídia, mas os casais de namorados vão festejar e não vão se esquecer dos presentes", disse o diretor Carlos Tadeu Rodrigues Rolim. "Muitos deixam para comprar o presente no dia".

Na loja Azteca Calçados a movimentação foi intensa neste fim de semana. "Vendemos bastante", disse a vendedora Márcia Oliveira. "Muitas compras foram para presentes no Dia dos Namorados".

Aumento

Na Megaestação Calçados o faturamento também aumentou nos últimos dias. A vendedora Raianne Dias disse que os negócios superaram a expectativa. "Temos várias opções para presente", destacou. "O que mais saiu foram tênis e sandálias".

As lojas estão decoradas com bandeiras e as cores do Brasil. Os vendedores trabalham vestidos de camisetas amarelas e tudo lembra a Copa do Mundo que se aproxima.

Na loja de perfumaria O Boticário o clima é um pouco diferente. Predomina o romantismo, a publicidade em torno dos casais de namorados. "Temos perfumes, kits de beleza e opção de banho para a data", disse a vendedora, Marciana Macedo. "As vendas estão muito boas e esperamos que, até o dia, ocorra muita procura porque temos produtos certos para celebrar a data".

Expectativa

Em outras cidades da região, o clima entre os lojistas é de expectativa. "Esperamos que a paixão pelo futebol não prevaleça entre os casais enamorados", disse o diretor da CDL de Várzea Alegre, Marcos Filho.

"Neste ano, ainda está um pouco frio, mas esperamos que as vendas melhorem", disse o presidente da CDL de Icó, Gecione Martins. "Os setores de perfumaria, presentes e moda íntima são os que apresentam melhor faturamento nessa data".

No Interior, o setor de flores ainda é incipiente, mas nos últimos anos alguns namorados vêm presenteando com buquês.

"Temos lindos arranjos de flores naturais", disse a vendedora, Cláudia Oliveira. "As pessoas deixam para comprar na data".

Alguns restaurantes usam a estratégia de ofertar flores para os casais, além de vendedores avulsos que circulam à noite, ofertando rosas para os casais em barzinhos, churrascarias e restaurantes.



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Inadimplência do consumidor teve alta em maio

São Paulo - O Indicador de Inadimplência do Consumidor apurado pela Serasa Experian subiu 2,4% em maio ante...

Veja mais
Alimentação pode ajudar desaceleração do IPC-S, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da primeira quadrissemana de junho confirmou a expectativ...

Veja mais
Boletim econômico analisa taxa de ocupação e índice de desemprego no Brasil

Estudo também compara a criação de emprego ano a ano e no primeiro quadrimestre desde 2009 at&eacut...

Veja mais
Plano Safra gaúcho libera R$ 2,74 bilhões para produtores

Recursos são para investimentos, custeio e comercialização de grãosO governo do Estado lan&c...

Veja mais
Mercado repete projeção para Selic em 11% em 2014

Brasília, 09 - Os economistas consultados pelo Banco Central na pesquisa Focus mantiveram a previsão para ...

Veja mais
Juros ficam mais caros ao consumidor

Os bancos e o comércio aumentaram os juros sobre os empréstimos e as compras financiadas em maio, pela qui...

Veja mais
IPCA deve ficar acima do teto da meta até novembro

A inflação medida pelo IPCA e acumulada em 12 meses deverá permanecer acima do teto da meta, de 6,5...

Veja mais
Inadimplência do consumidor bate novo recorde em maio, dizem CNDL e SPC Brasil

Dados mostram que atrasos com contas bancárias e dívidas de internet, TV a cabo e telefone  represent...

Veja mais
Dia dos Namorados não precisa competir com o futebol, segundo a Sociomantic

Perder a oportunidade do Dia dos Namorados deste ano é um grande receio para o varejo eletrônico brasileiro...

Veja mais