Namorados deixam as compras para última hora

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Pagamento à vista no dinheiro


Ao contrário do tradicionalmente esperado, este ano os consumidores belo-horizontinos comprarão os presentes do Dia dos Namorados à vista no dinheiro. Foi o que revelou a Pesquisa de Opinião do Consumidor - Expectativas para o Dia dos Namorados, realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas). Ainda assim, a população vai deixar para ir às compras na última hora, lotando principalmente as lojas do hipercentro e dos shopping centers da cidade hoje e amanhã.

Segundo apurou a Fecomércio Minas, que ouviu 331 pessoas no período de 2 a 5 de junho na capital mineira, 59,9% dos entrevistados pretendem pagar as compras à vista no dinheiro e 5,9% no cartão de débito. Além disso, diferentemente do revelado nos últimos anos, 27,3% pagarão no cartão de crédito em única parcela e 6,9% de maneira parcelada.

De qualquer maneira, 63,1% dos consumidores ouvidos afirmaram adquirir os presentes em data próxima à comemoração, enquanto 36,9% revelou a intenção de comprar antecipadamente. Isso porque, 55,7% disseram decidir o presente na hora das compras, 33,9% afirmaram planejar e comprar com antecedência e 10,1% contaram que deixam o parceiro escolher.

Para o economista da entidade Gabriel Ivo, essas primeiras informações revelam a preocupação e a cautela do consumidor na hora de ir às compras. Conforme ele, a opção pelo pagamento à vista indica a busca das pessoas por descontos. "Apesar de o tíquete médio estar mais baixo neste ano, as pessoas estão contando com o desconto por parte dos lojistas, que estão otimistas quanto às vendas para a data", justifica.

Para se ter uma ideia, dos entrevistados, a maioria (35,2%) pretende investir no presente um valor maior em relação a 2013 neste ano. Cerca de 31% das pessoas pretendem gastar de R$ 50 a R$ 100 para agradar o parceiro. Outros 20,4% devem gastar de R$ 100 a R$ 150.


Opções - Além dos presentes, 39% afirmaram que pretendem jantar, já 26,8% disseram que não pretendem fazer nada, e quem quer gastar menos justificou que prefere gastar em outra data (19,2%), está economizando (12,3%) e a renda diminuiu (12,3%); o cinema e o teatro aparecem em terceiro lugar na lista de opções, com 17,8%.

Os locais escolhidos para comprar os presentes serão os shoppings, com 52,8% das respostas e as lojas do hipercentro representaram 31,1%. "Nesta semana já começamos a perceber o aumento na movimentação nesses lugares. O consumidor belo-horizontino realmente deixa para a última hora", diz.

Os fatores que influenciarão o consumidor na hora de escolher o presente serão: o preço (41,4%), a marca (25,6%) e a originalidade (9,5%). Já entre os motivos que poderão limitar destacaram-se: preço (39,4%), qualidade (37,4%) e falta de opção de item (12%).



Veículo: Diário do Comércio - MG


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