Um estudo da Câmara de Comércio de Monza e Brianza mostrou que as exportações de café, carne, chá e cacau do Brasil vão aumentar por causa da Copa do Mundo. O acréscimo, tomando como base a média dos Mundiais anteriores, será de 7%. O relatório analisou o potencial de um país sede de grande evento sobre os produtos vendidos em outras nações. A Copa do Mundo, constatou-se, é a que mais gera lucro, superando a Expo e as Olimpíadas.
A causa do aumento seria a "amplificação da marca" que o país consegue com a competição, que geraria 55 milhões de euros. Na Itália, por exemplo, já é sentido um aumento dos produtos "Made in Brazil" nos supermercados: os itens relacionados a um bom churrasco tiveram aumento nas vendas. A influência das imagens brasileiras na televisão é um dos maiores fatores.
Os efeitos, no entanto, não não são sentidos apenas no setor de alimentos. As exportações de couro para fabricação de sapatos e acessórios devem ter um incremento de 22 milhões de euros a mais por causa da Copa. Analisando os Mundiais anteriores, a África do Sul (2010) registrou um crescimento de 18,7%, a Alemanha (2006) de 10,2% e a França, em 1998, 5,4%.
Veículo: Jornal do Brasil