Milton Paes
CAMPINAS
A expansão das vendas no "Dia dos Namorados", considerando o período de 1º a 12 de junho, ficou em 1,65%, bem abaixo dos 4,5% esperados pelo comércio de Campinas. Segundo a Associação Comercial e Industrial da cidade (ACIC), em 2013 a data movimentou R$ 180 milhões. Com essa expansão de 1,65%, o faturamento deve ficar em R$ 183 milhões.
Avaliando os dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), constatou-se uma movimentação 9% maior nas consultas no dia 11, o que indica a comemoração da data um dia antes do início da Copa, ocorrida no dia 12 de junho.
Mais procurados
Os presentes mais procurados foram os de perfumaria e beleza, seguido dos eletroeletrônicos, vestuário e calçados e, finalmente, os jantares em restaurantes, que tiveram sua maior movimentação no último dia 11.
O valor do presente médio ficou em R$ 110,00, cerca de 4,8% acima dos R$ 105,00 de 2013. A queda do poder de compra é a causa do baixo crescimento, que por sua vez, mostrou uma forte expansão das vendas à prazo, no dia dos namorados, deste ano.
Apesar de o índice do Dia dos Namorados ter ficado abaixo do esperado, o comércio varejista tem ainda uma expectativa positiva neste mês de junho quanto a uma melhora nas vendas, em decorrência também da Copa do Mundo de Futebol, que deve provocar uma expansão no mês, entre 3,5% a 4,0%, em relação ao mês de maio, mas de qualquer forma bem abaixo dos 5,5% a 6,0% do ano anterior de 2013.
O comércio varejista apresentou em maio de 2014, uma elevação de 3,43% sobre as consultas do SCPC de abril de 2014, mantendo também, uma expansão de 1,54% sobre maio de 2013.
Dia das Mães
O Dia das Mães, a Copa do Mundo e a queda de temperatura incentivaram o comércio no mês de maio. "Esses três fatores foram responsáveis pela elevação de 3,43% sobre as consultas do SCPC de abril de 2014, mantendo também uma expansão de 1,54% sobre maio de 2013", explicou o diretor do Departamento de Economia da ACIC, Laerte Martins.
Na avaliação da presidente da ACIC, Adriana Flosi, o impulso ao comércio em maio já contaminou positivamente o mês de junho. "Junho começou muito melhor para os lojistas. A aproximação da Copa da Mundo começou a impulsionar a compra de produtos relativos ao Mundial, desde o sábado anterior à abertura, que foi um dia muito bom para o comércio", acrescenta ela.
Outro destaque foi o aumento de 7,91% nas compras a prazo, e uma redução de 3,22% nas vendas à vista, apesar das elevadas taxas de juros praticadas pelo mercado. Dessa maneira, o resultado de maio, afetou positivamente o período janeiro a maio de 2014, quando o faturamento estimado ficou em R$ 5.428,4 bi, cerca de 2,16% acima dos R$ 5,31 bilhões de maio de 2013.
Veículo: DCI