Preços de produtos de Natal variam até 110% em PG

Leia em 2min

Pesquisa do Procon de Ponta Grossa aponta preços de 111 produtos típicos das festas de final de ano nas quatro principais redes de supermercado

 

 



Entre os alimentos, uma diferença de 110%. Entre as bebidas, uma variação de 82%. Esses são alguns dos resultados da pesquisa feita pelo Procon de Ponta Grossa, ligado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, com base em 111 produtos alimentícios mais comprados no período de festas de final de ano. A pesquisa, desenvolvida pela chefe de Controle Processual do órgão, Franciele Nascimento, e supervisionada pelo coordenador executivo, Edgar Hampf, foi feita entre os dias 20 e 26 de novembro, envolvendo as quatro maiores redes de supermercados de Ponta Grossa (Big, Condor, Muffato e Tozetto).

Estão incluídos na pesquisa, de acordo com o Procon, azeites, bombons, carnes congeladas, cereais e farofas prontas, conservas, frutas em calda, panetones e chocotones. Em função da data de realização da pesquisa – com um intervalo de quase um mês até Natal – alguns supermercados estavam ainda desabastecidos de alguns produtos. Um bom número de produtos também estava presente através de marcas próprias de cada supermercado, inviabilizando uma comparação adequada, em função das diferenças na qualidade de cada produto. Conforme o coordenador do Procon, também foram consultados supermercados menores, mas a disponibilidade dos itens constantes da pesquisa era bastante reduzida, tornando impossível o cotejo estatístico.

Com relação ao percentual de abastecimento de produtos pesquisados, dos 111 itens verificados, a rede Condor é a que dispõe do maior índice (86%), seguida por Muffato (54%), Big (51%) e Tozetto (46%). Esta última rede não apresentou os números relativos às carnes congeladas, ainda indisponíveis à época da realização da pesquisa. Assim, dos 111 itens pesquisados, 96 podem ser encontrados na rede Condor; 60 no Muffato; 57 no Big e 51 no Tozetto.

Diferenças


Entre os preços verificados pelo Procon, a maior diferença foi verificada no azeite de oliva extra virgem (200 ml, Gallo, lata). No Condor, esse produto pode ser adquirido por R$ 7,14, ao passo que no Big a mesma lata de azeite custa R$ 14,98 – uma diferença de R$ 7,84 ou 110%. Entre as bebidas, a diferença mais expressiva foi constatada no preço do espumante Miolo (750 ml). No Condor, a garrafa do produto (750 ml) custa R$ 20,90, ao passo que no Big a mesma garrafa custa R$ 38, representando uma diferença de 82% – ou R$ 17,10.



Veículo: A Rede


Veja também

Cielo: Black Friday vende como 4 sextas-feiras comuns

A receita das vendas online durante a edição deste ano da Black Friday cresceu 345% em relaçã...

Veja mais
Investimentos do varejo sobem 12% no ano, diz Anbima

Os investimentos dos clientes do varejo em fundos e produtos de tesouraria cresceram 12% no ano até setembro, na ...

Veja mais
Varejo on-line vendeu R$ 1,16 bi na Black Friday

As vendas do comércio eletrônico na última sexta-feira (28), somaram R$ 1,16 bilhão, segundo ...

Veja mais
Varejistas estão otimistas com as vendas de Natal

 Fluxo de clientes já é maior     Apesar do ano complicado para o comércio, em vi...

Veja mais
Economia: Otimistas incorrigíveis

Como o próximo será um ano para “pagar um pouco as bobagens” na economia, o consultor econ&oci...

Veja mais
Comércio eletrônico bate recorde na Black Friday brasileira

A edição deste ano da Black Friday, realizada na última sexta-feira (28), bateu recorde de vendas, ...

Veja mais
Consumidor deve gastar pouco com presentes de Natal

Consumidores brasileiros pretendem gastar menos no Natal deste ano quando comparado a anos anteriores, segundo o levanta...

Veja mais
Boa Vista SCPC: consumidor deve gastar menos neste Natal

Consumidores brasileiros pretendem gastar menos no Natal deste ano quando comparado a anos anteriores, segundo o levanta...

Veja mais
Tributo de importado e cosmético pode subir

Entre as medidas em estudo para reequilibrar contas públicas, também estão o corte no abono salaria...

Veja mais