Perdas no varejo representam R$ 1 bilhão

Leia em 2min 10s

Roubos, furtos, extravios e gestão defasada contribuem para que o setor perca faturamento

 



Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) apontou que os varejistas dos principais segmentos de bens de consumo - supermercados, farmácias e material de construção - deixam de lucrar R$ 1 bilhão ao ano com perdas no ponto de venda.

Segundo o presidente da entidade, Claudio Felisoni, o indicador atingiu 2,31% do faturamento líquido das empresas e mostra que, aos poucos, os empresários mostram maior atenção à prevenção de perdas. "Em 2012 esse indicador era de 1,83% e passou para mais de 2% em 2013. Isso indica que os varejistas estão mais atentos às ações que levam as lojas a terem prejuízos", disse ele.

A pesquisa identificou que, em 2013, os supermercados deixaram de lucrar em 5,20% em razão de perdas; nas farmácias, o índice foi de 1,37%, e no segmento de material de construção, 1,41%. Os dados contaram com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); do Sebrae e da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), em levantamento que ouviu mais de 5 mil lojistas.

Supermercados

Entre os supernercadistas, 61% afirmaram ter um setor ou tomar medidas de prevenção de perdas, contra 39% que disseram não ter; 43% conseguiram identificar a origem da perda e 57% não conseguiram.  "Não conseguir identificar significa não empregar ações contra", argumentou Felisoni.

Foi constatado na pesquisa que os furtos externos (feitos por clientes) correspondem a 21% das perdas. O internos equivalem a 14%. "É necessário motivar os funcionários, assim eles não terão motivo para prejudicar a empresa que representam", afirmou.

Farmácias


Nas redes de drogarias, o indicador foi um pouco menor: 1,37%. Foi constatado que 89% das empresas fazem prevenção de perdas, contra 11% que não tomam nenhuma providência.  As perdas nas redes de farmácias ocorrem pelos seguintes motivos: 23% por furto interno; 29% quebras operacionais; 24% erros operacionais; 12% furtos internos; 3% por fraude de terceiros e 9% por outros motivos. "Os produtos mais roubadas nesse segmento são Dorlfex, desodorantes, chocolates, Coristina, Neosaldina. Esses produtos ficam à mostra, o que facilita o roubo", disse Felisoni.

Material de construção

No segmento de material de construção, as perdas representam 1,41% do faturamento. O estudo do Ibevar identificou que as varejistas do segmento costumam usar o inventário para identificar as perdas nos pontos de venda. "65% deles fazem inventário semestral. Outros 35%, anual", disse o especialista.

Os pequenos e médios varejistas não ficaram de fora da pesquisa. Foi identificado que, em 2013, eles perderam 6,8% do seu faturamento.




Veículo: Site DCI


Veja também

Vendas a prazo começam a perder o ritmo

As vendas a prazo tiveram alta anual de apenas 1,81% em janeiro, o menor ritmo para o mês desde o início da...

Veja mais
IPCA de janeiro que será divulgado nesta sexta é estimado pelo mercado em 1,24%

O IBGE deve divulgar nesta sexta-feira (6) a maior taxa de inflação oficial do País para um mê...

Veja mais
Preços de alimentos recuam em janeiro, no índice da FAO

O índice mensal de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para A...

Veja mais
CNC: confiança do comércio atinge em janeiro menor nível desde 2011

O empresário do comércio começou o ano mais pessimista, segundo a Confederação Nacion...

Veja mais
Atividade no varejo cai 1,3% em janeiro, apurou a Serasa

A nota enviada anteriormente contém uma incorreção no título e no primeiro parágrafo....

Veja mais
Comércio eletrônico deve saltar 20%

O Brasil soma hoje mais de 61,6 milhões de e-consumidores únicos, os que já fizeram ao menos uma co...

Veja mais
Vendas via mobile estão em expansão

O mobile commerce brasileiro, ou m-commerce - que são as vendas realizadas por dispositivos móveis, como t...

Veja mais
Preços de commodities caem 5,14% em janeiro, informa o Banco Central

A queda do preço do petróleo no mercado internacional fez novamente com que os preços dos produtos ...

Veja mais
Carnaval aquece vendas de adereços e fantasias em Iguatu

Comércio de produtos para as festas mominas continua aquecido, mesmo com a restrição de apoio ofici...

Veja mais