Vendas no varejo caem 6,3% em outubro ante o mesmo período de 2014, segundo a MasterCard

Leia em 1min 50s

                                                                     A retração mais acentuada foi registrada no Centro-Oeste (-8,0%).

As vendas no comércio varejista brasileiro tiveram queda de 6,3% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o relatório MasterCard SpendingPulse. Dos sete setores considerados na pesquisa, quatro tiveram desempenho acima do índice cheio: supermercados; materiais de construção; artigos farmacêuticos; e artigos domésticos/pessoais. Desses, somente os dois últimos tiveram variação positiva. Por outro lado, os segmentos de roupas; móveis/eletrônicos; e combustíveis ficaram abaixo da média geral.

Segundo a MasterCard, o setor de móveis e eletrônicos sofreu a queda mais acentuada de toda a sua série histórica, iniciada em 2009, disse a empresa, sem dar maiores detalhes. "O ambiente econômico do Brasil ainda enfrenta enormes desafios e continua a deteriorar-se, com altas taxas de juros, inflação elevada e uma desaceleração do crescimento da massa salarial, que impacta na confiança do consumidor", afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors. Segundo ele, as vendas no varejo devem continuar caindo pelo menos até o final do ano.

Em outubro, o Dia das Crianças não conseguiu aumentar as vendas para o mês e ainda reduziu o número de dias úteis em relação ao ano passado, prejudicando ainda mais as comparações em relação ao período.

Na divisão geográfica, houve queda em todas as regiões. A retração mais acentuada foi registrada no Centro-Oeste (-8,0%), seguida do Norte (-7,6%), Sul (-6,9%), Sudeste (-6,2%) e Nordeste (-4,9%).

Enquanto isso, as vendas online tiveram crescimento anual de 2,9% em outubro, desacelerando fortemente em relação à média do terceiro trimestre, de 11,8%. Móveis; eletrônicos; vestuário; e farmácia tiveram desempenho acima da média do comércio eletrônico. Já o segmento de hobby/livraria ficou abaixo desse patamar.

O SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. O relatório, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da MasterCard.

 



Veículo: Jornal Estado de Minas - MG


Veja também

Juros ao consumidor podem levar ao superendividamento, diz SPC Brasil

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) avaliou nesta quarta-feira (11) que as altas t...

Veja mais
Consumidor mineiro está mais endividado

A crise econômica vivenciada no Brasil tem contribuído para o aumento da inadimplência em Belo Horizo...

Veja mais
Avolumam-se os riscos de aumento da inadimplência

À medida que se acentuam a recessão, a inflação e o desemprego, crescem os temores quanto ao...

Veja mais
Varejo online espera recuperar vendas no Black Friday

O varejo online, que viu o ritmo de suas vendas cair  neste ano – no primeiro semestre o crescimento foi de 1...

Veja mais
Demanda do consumidor por crédito recuou 2,4% em outubro, diz Serasa

A procura dos brasileiros por crédito caiu. Pesquisa da Serasa Experian mostra que o número de consumidore...

Veja mais
33% dos devedores não saem do calote antes de 2017

                Pesquisa do instituto que re&...

Veja mais
Atacadistas têm pequena recuperação

A base de comparação mais fraca, observada a partir do segundo semestre de 2014, impulsionou o faturamento...

Veja mais
Juro médio do cheque especial estável em outubro

A taxa média de juros do cheque especial apresentou leve queda em novembro, mostra levantamento feito em sete ins...

Veja mais
Mercado financeiro projeta inflação em quase 10% este ano

        Para 2016, a projeção sobe por 14 semanas consecutivas, de 6,29% para 6,4...

Veja mais