O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) mostrou queda de 0,1% em janeiro, descontado os devidos ajustes sazonais, segundo a instituição.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a retração da atividade produtiva do País foi de 6,1%, de modo a ampliar o recuo de 5,7% observado na comparação interanual.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a dupla queda observada na atividade econômica em janeiro de 2016, isto é, contra o mês imediatamente anterior e ante igual período do ano passado, representa tanto um prolongamento quanto um aprofundamento do atual quadro recessivo do País.
Pelo lado da oferta agregada, a queda de 1,0% na produção industrial foi a responsável pela retração da atividade econômica do País em janeiro "Vale notar que o recuo interanual da indústria, isto é, a comparação janeiro de 16 ante mesmo mês de 2015, atingiu 11,7%. Tamanho tombo da atividade industrial não ocorria desde fevereiro de 2009", afirmaram os economistas da Serasa.
O setor de serviços exibiu um pequeno crescimento de 0,2% ao passo que a atividade agropecuária registrou avanço "significativo" de 2,2% no primeiro mês do ano.
Do ponto de vista da demanda agregada a retração de 1,1% observada no consumo das famílias foi a principal responsável pela queda na atividade econômica no primeiro mês deste ano.
Na comparação interanual, a retração de 7,6% observada no consumo das famílias foi recorde negativo de toda a série histórica. Também o setor externo, com exportações recuando 0,1% e importações crescendo 4,0%, pesou negativamente sobre a economia em janeiro último.
Na direção contrária, porém sem forças para contrabalançar integralmente as pressões negativas sobre a economia, observou-se crescimento de 1,4% no consumo do governo e de 3,9% nos investimentos.
De acordo com a Serasa Experian, no caso do Indicador de Atividade Econômica (PIB Mensal) utilizam-se técnicas estatísticas de desagregação temporal com indicadores (Chow-Lin, Fernandez, Litterman e Santos Silva-Cardoso).
Para a obtenção das estimativas mensais das séries do PIB Trimestral com ajuste sazonal, cada componente mensal desagregado nos procedimentos anteriores (sem ajuste sazonal) foram ajustados sazonalmente utilizando-se o chamado Tramo/Seats constituindo-se, assim, os indicadores mensais a serem utilizados nas técnicas de desagregação temporal das séries, com ajuste sazonal, do PIB Trimestral.
Oficialmente, o PIB é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada três meses. O próximo será anunciado em junho.
Veículo: Jornal DCI