MasterCard indica retração de 5% no varejo em abril e diz que pode piorar

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A companhia norte-americana de sistemas de pagamentos MasterCard apontou, através de seus indicadores macroeconômicos, que as vendas do varejo brasileiro caíram 4,9% em abril, frente ao mesmo mês de 2015. Com o resultado, a previsão é que a curva de queda do setor continuará nos próximos meses.

De acordo com a empresa, o resultado negativo do setor esboça que a recuperação não deverá aparecer nas próximas avaliações de desempenho. "O ambiente econômico permanece desafiador, com um aumento do desemprego e um fraco aumento da massa salarial. Além disso, a confiança do consumidor caiu 2,7% em abril", opina o diretor de pesquisa econômica da MasterCard Advisors, Kamalesh Rao.

O executivo completa ainda que a perspectiva de aumento do desemprego tende a piorar, o que significa que "O ambiente varejista continuará a pesar sobre os gastos nos próximos meses."

O relatório SpendingPulse, calculado pela empresa baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos da companhia, mostra que, no primeiro trimestre deste ano, a queda foi ainda mais abrangente, com retração de 5,3%, na comparação com o período entre janeiro e março do ano passado.

Os setores que apresentaram o pior desempenho foram vestuário, móveis e eletrodomésticos. Por outro lado, artigos farmacêuticos, materiais de construção, combustíveis e artigos pessoais e de uso doméstico cresceram acima da média total do indicador.

"O crescimento do setor de artigos farmacêuticos foi impulsionado por uma mudança orientada do consumidor, que passou a pesquisar mais os preços de cosméticos e suplementos nutricionais, por exemplo", afirma Rao.

A entidade não divulgou os números dos indicadores separados por segmentos.

Ao analisar cada região do País, o desempenho das vendas no varejo brasileiro se mostra distinto. Nas regiões Nordeste (-4,1%), Sudeste (-4,4%) e Centro-Oeste (-2,8%), as quedas ficaram abaixo da média geral do índice. Entretanto, nas regiões Norte (-7,4%) e Sul (-8,4%).

Comércio eletrônico

Após longa trajetória de crescimento em território brasileiro, o e-commerce também registrou queda nas vendas. Segundo o indicador, as vendas no canal eletrônico recuaram 6,2% em abril deste ano, também na comparação com o mesmo período de 2015, reflexo da menor inclinação dos brasileiros em realizar compras, principalmente, as com maior valor agregado.

Os mesmos setores de artigos farmacêuticos, móveis e vestuário mostraram, assim como no canal físico, uma média de vendas superior aos demais segmentos, enquanto hobbies & livrarias, além de artigos eletrônicos ajudaram a levar o índice para baixo.

Novo sistema

Em uma ação para tentar estimular as vendas no varejo, no mês passado, a MasterCard lançou um novo modelo de pagamentos , que funciona através dos pontos adquiridos pelos clientes em seus cartões da bandeira.

Denominado "Pague com Pontos", o modelo permite aos usuários a possibilidade de efetuar os pagamentos de produtos e serviços com os pontos do cartão em qualquer estabelecimento que aceite MasterCard. O sistema funcionará tanto dentro e fora do Brasil.

A empresa gestora do programa é quem define o valor dos pontos, controlando o custo como desejar. "Dessa forma, os programas melhoram a gestão do custo do ponto e os consumidores ganham a liberdade de resgatar pontos em mais de 35 milhões de estabelecimentos e os varejistas beneficiam-se com incremento de vendas sem nenhuma alteração no terminal", explicou, em nota, a MasterCard.

 



Veículo: Jornal DCI


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