Segundo ele, essas situações de estouro do teto estão previstas e são administráveis no regime de meta.
- O atual presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse na sexta-feira passada que, embora a inflação tenha superado o limite estabelecido pelo governo federal em alguns anos recentes, ela jamais saiu do controle desde que foi implantado esse regime de metas.
Segundo ele, essas situações de estouro do teto estão previstas e são administráveis dentro do próprio regime. Tombini, que deverá ser substituído por Ilan Goldfajn na equipe do governo de Michel Temer, defendeu que o regime de metas tem simplicidade, transparência, é flexível e de fácil aferição.
Na sexta-feira passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor - 15 (IPCA-15), ficou em 0,86% em maio. A taxa é maior que as observadas em abril deste ano (0,51%) e em maio de 2015 (0,6%).
No ano, o IPCA-15 é de 4,21% no ano. Em 12 meses, o índice acumula alta de 9,62%, taxa superior aos 9,34% registrados em 12 meses até abril. A prévia é a maior para os registros nos meses de maio desde 1996 quando atingiu 1,32%.
Os remédios foram os principais responsáveis pela taxa de 0,86% na prévia da inflação oficial de maio. Os medicamentos ficaram 6,5% mais caros no mês.
Outro grupo que teve papel importante no resultado do IPCA-15 foi o de alimentos e bebidas, com uma taxa de 1,03%.
Apenas os transportes acusaram deflação de 0,30%, devido ao recuo nos preços das passagens (-8,59%) e etanol (-8,54%).
Veículo: Jornal DCI