A inadimplência no comércio cresceu 1,4% em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. A informação é do Clube de Diretores Lojistas da capital (CDLRio) Rio de Janeiro. É o pior resultado para o mês de maio desde 2013, segundo a entidade.
As consultas - item do registro do Serviço Central de Proteção ao Crédito do CDLRio que indicam o movimento do comércio - e as dívidas quitadas, contudo, caíram 6,1% e 3% no período. Em relação a abril, a inadimplência, as consultas e as dívidas quitadas cresceram, respectivamente, 6,6%, 5,2% e 3,6%. Já no acumulado do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, a inadimplência cresceu 1,2%, e consultas e dívidas quitadas caíram 7,8% e 2,8%.
O registro de cadastro da entidade que apresenta a movimentação de cheques, o LIG cheque, mostrou que em maio, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a inadimplência também mostrou crescimento: 1,2%. Já as consultas e as dívidas quitadas diminuíram 10,8% e 0,2%. Em relação a abril, as consultas, a inadimplência e as dívidas quitadas cresceram, 3,9%, 4,3% e 1,7%, respectivamente. No acumulado de janeiro a maio, em comparação com o mesmo período em 2015, as consultas e as dívidas quitadas caíram, respectivamente, 10,9% e 0,5%. Já a inadimplência cresceu 1,2%.
Veículo: DCI