As vendas no varejo da região de Taubaté registrou faturamento real de R$ 2,1 bilhões em maio, um crescimento de 3,3% na comparação com o mesmo mês de 2015. Porém, no acumulado dos últimos 12 meses houve queda de 2,3%.
Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela FecomercioSP, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), e foram divulgados pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região).
Apesar do crescimento, cinco das nove atividades analisadas apresentaram queda em relação a março de 2015. Destacaram-se negativamente os setores de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-17,8%), de materiais de construção (-13,6%) e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-8,9%).
As atividades que garantiram o bom desempenho do varejo no terceiro mês do ano foram, principalmente, os supermercados (4,4%) e farmácias e perfumarias (13,5%).
Para o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, o desempenho do comércio nesses dois meses pode representar um segundo semestre mais confiante. "Esperamos que a confiança do consumidor melhore gradativamente. Que o cenário político favoreça e a economia volte a crescer. Teremos algumas datas importantes no segundo semestre como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, que devem alavancar as vendas, principalmente o final de ano", comenta Dan.
A pesquisa é segmentada em 16 Delegacias Regionais, entre elas Taubaté – composta por 39 municípios.
Veículo: Agora Vale