O comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro registrou queda de 1,5% em fevereiro, na comparação com igual mês de 2008, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais da Cidade.
No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a queda das vendas foi de 1,9%, em comparação com igual período do ano passado.
"Mesmo assim, o comércio lojista fez o dever de casa, com promoções e facilidades de pagamento, reduzindo a queda de 2,3% registrada no mês de janeiro para 1,5% em fevereiro", explicou o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves.
Os setores do ramo mole (bens não duráveis) com melhores desempenhos foram os tecidos (+14,2%) e confecções e moda infantil (+0,6%). No ramo duro (bens duráveis) os índices foram negativos: jóias (-10,6%), eletrodomésticos (-2,3%), óticas (-2,8%) e lojas de móveis (-0,9%). A venda à vista, que cresceu 0,4%, foi a forma de pagamento preferida pelos consumidores.
PAGAMENTO. Quanto à forma de pagamento, no ramo mole (bens não duráveis) a venda a prazo (cheque pré) foi a preferida pelos consumidores. No ramo duro (bens duráveis) a venda a vista foi a mais utilizada.
A pesquisa mostrou também que, em fevereiro, em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no ramo mole, as lojas da Zona Sul venderam mais 2,5%, as da Zona Norte mais 0,1% e as do Centro menos 3,4%. No ramo duro, as lojas da Zona Sul faturaram mais 4,2%, as da Zona Norte -2,7% e as do Centro -16,7%.
A pesquisa mostrou também que o Serviço de Proteção ao Crédito do CDL-Rio registrou em fevereiro aumento de 2% nas dívidas quitadas, 3,9% na inadimplência e menos 3,8% nas consultas em relação ao mesmo mês de 2008. No acumulado dos dois primeiros meses do ano em comparação com o ano passado, a inadimplência e as dívidas quitadas subiram, respectivamente, 3,2% e 1,3%, e as consultas diminuíram 2,3%.
No movimento de cheques, em fevereiro, a inadimplência, as dívidas quitadas e as consultas cresceram, respectivamente, 2,9%, 6,8% e 1,1%. No acumulado de janeiro e fevereiro em comparação com igual período do ano passado, a inadimplência e as dívidas quitadas subiram, respectivamente, 2,1% e 5,4%, e as consultas diminuíram 0,4%.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ