São Paulo - As vendas para o Dia dos Pais na capital paulista devem encolher 9% neste ano, em relação a 2015, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Nesta data, já não se espera um volume tão alto de vendas”, afirmou em nota o presidente da ACSP, Alencar Burti.
O motivo é que a ocasião disputa com o Dia das Crianças o quarto lugar entre as comemorações mais importantes para o comércio. Tradicionalmente, as primeiras são Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, em ordem decrescente.
Para tentar reverter o cenário adverso, o comércio pode optar por fazer liquidações de roupas e calçados. As vendas também poderiam ser beneficiadas, na avaliação da ACSP, por uma “nova onda de frio nos próximos dias”.
Julho - O comércio da capital paulista fechou julho com queda média de 9,7% no movimento de vendas, sobre o mesmo período do ano passado. Já nos sete primeiros meses de 2016, o setor acumula recuo médio de 10,9%
As vendas à vista encolheram 14% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a ACSP. Na mesma base de comparação, as vendas a prazo recuaram 5,4%.
O resultado de julho foi impactado pelas temperaturas mais altas, desestimulando as vendas de produtos como roupas, calçados e cobertores. Houve também influência do dia útil a menos em relação a julho de 2015, conforme a entidade
Fonte: Jornal Diário do Comércio de Minas