Volume de vendas registrou aumento de 1,7% no estado.
Pesquisa Mensal do Comércio compara mês de junho ao de maio.
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, apontou que as vendas do varejo aumentaram no Espírito Santo, depois de sucessivas quedas. O volume de vendas registrou aumento de 1,7% no estado, após recuo de 2,7% na comparação de maio com abril.
Na análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), os bons resultados para junho se refletem nas outras variações.
Apesar de ainda estar negativa, na comparação anual (com junho de 2015), a queda para o Espírito Santo foi de 10,8% ante a queda de 15,2% registrada em maio de 2016 em comparação com maio de 2015.
Na avaliação do primeiro semestre do ano, o comércio capixaba acumula uma retração de 10,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Para o Brasil, a mesma comparação mostra uma queda acumulada de 7%.
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, disse que é possível notar uma volatilidade no ritmo das vendas de um mês para outro. “Essa situação ainda nos leva a concluir que a retomada da tendência de crescimento das vendas é incerta”, afirmou.
Desempenho por atividades
Apesar da recuperação na variação mensal, todas as atividades apresentaram queda no volume de vendas na comparação com o mesmo mês do ano de 2015.
As maiores influências negativas foram dos setores de Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação, que recuaram -45,1% e Móveis, que retraíram -46,4%. A dinâmica de vendas desses segmentos estão diretamente associadas a disponibilização de crédito, atualmente escasso e caro.
O segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos que registrava alta até maio, também apresentou recuo de 0,9% este mês.
No comércio varejista ampliado, que abrange os setores de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais de construção, a retração das vendas no comércio capixaba foi de 10,8% em relação ao mesmo mês de 2015, representando uma recuperação do segmento, já que em maio o percentual foi de 20,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) divulgada em junho pela Fecomércio-ES mostrou que 74% das famílias em Vitória declaram estar comprando menos que no ano passado. Sepulcri afirma que apesar da pesquisa ter sido realizada em apenas um município, pode-se ter uma noção do que acontece para todo o estado, e a baixa intenção de consumo é confirmada pela pesquisa do IBGE.
Fonte: Portal G1