Indicador Mastercard SpendingPulse: julho mantém trajetória de queda menor nas vendas totais

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As vendas do varejo continuaram a apresentar queda em julho de acordo com o SpendingPulse, indicador mensal de varejo da Mastercard, caindo 4,3% em relação a julho do ano passado. No entanto, as vendas totais ao longo dos últimos três meses tiveram retração de 4,2% comparadas ao mesmo período do ano anterior, resultado ligeiramente abaixo da queda de 4,5% do segundo trimestre. O número demonstra a trajetória de arrefecimento nas quedas, que acompanha as vendas totais desde janeiro de 2016.


Houve alguns pontos positivos para o varejo, como o desempenho positivo, embora modesto, de setores como materiais de construção. Os produtos farmacêuticos também superaram as vendas totais, embora o setor tenha encolhido em julho comparado ao mesmo período em 2015.

Além disso, o setor de e-commerce ganhou fôlego em julho, crescendo 2,2% em relação ao mesmo período de 2015, uma considerável melhora em comparação à queda de 0,1% do segundo trimestre. As vendas online de eletrônicos, móveis e vestuário foram os destaques, embora produtos farmacêuticos e hobbies & livraria tenham ficado atrás do desempenho geral do período.


Ambiente econômico: A confiança dos consumidores continuou a crescer em julho, refletindo uma melhoria gradual da percepção do ambiente econômico. No entanto, a taxa de desemprego continua elevada, e a inflação ainda gera impactos sobre a massa salarial.

"Embora o varejo continue a realizar esforços, há sinais de que a situação possa ter atingido um nível crítico", afirma Kamalesh Rao, Diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors. "O ambiente macroeconômico continua a enfrentar diversos desafios, o que torna fraca a perspectiva de curto prazo", acrescenta Rao.


Regiões brasileiras: As regiões Sudeste ( 3,3%) e Centro Oeste ( 2,5%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte ( 6,6%), Nordeste ( 5,6%) e Sul ( 6,7%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.


Mastercard SpendingPulse®
Lançado no Brasil, no começo de 2013, pela Mastercard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos Mastercard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

Os relatórios SpendingPulse, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da Mastercard. 
Setores analisados em março: farmacêutico, material de construção, supermercados, artigos de uso pessoal e doméstico , vestuário, móveis, eletrodomésticos e combustíveis.



Fonte: Assessoria de Comunicação do Mastercard SpendingPulse


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