São Paulo - O comércio eletrônico desacelerou em relação a anos anteriores e registrou crescimento nominal de 8% no primeiro semestre de 2016 na comparação com igual período do ano passado, de acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado, calculados especificamente para lojas on-line.
O ritmo de crescimento é inferior aos 17% de alta reportado em todo o ano de 2015. Mesmo com a freada, o comércio on-line apresenta desempenho superior à média total do varejo, que cresceu em termos nominais 4% no primeiro semestre deste ano segundo os dados da Cielo.
Segundo o estudo apresentado ontem, durante evento em São Paulo, a participação do comércio eletrônico atingiu 6% do total das vendas do varejo. O gerente de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, destaca ainda que, entre os compradores já habituados a adquirir produtos online, a representatividade do e-commerce salta: esses consumidores gastam 25% do total de suas compras on-line.
O estudo da Cielo destacou ainda o desempenho do varejo nas últimas edições da Black Friday, evento promocional que ocorre em novembro. No comércio eletrônico, o ritmo de crescimento das vendas tem sido acelerado, o que Mariotto destaca como sendo reflexo de a data ainda estar ganhando espaço no calendário de compras dos brasileiros. Em 2015, o e-commerce cresceu 43% na Black Friday ante 67% em 2014.
Fonte: Jornal Diário do Comércio de Minas