Varejistas se unem a movimento para acabar com fraudes em e-commerce

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Segundo dados da ClearSale, o e-commerce teve aproximadamente R$ 1,9 bilhão de tentativas de fraude em 2015, dos quais mais de R$212 milhões foram feitas através de invasões de conta de cadastro. Com informações pessoais de terceiros nas mãos, fraudadores tentam diariamente realizar compras indevidas em nome de pessoas que nem imaginam que estão sendo fraudadas. Diante desse cenário e pensando em acabar com a fraude no Brasil, 483 empresas, incluindo os principais nomes do varejo online - que movimentam ao ano cerca de R$ 23 bilhões - se uniram e anunciam o lançamento do Movimento Compre&Confie. Dentre as lojas online participantes, estão: Magazine Luiza, Extra.com, Dafiti, Casas Bahia, Pontofrio.com, O Boticário, Nextel, Peixe Urbano, Polishop e Privalia. "Nossa expectativa é que nos próximos meses tenhamos mais de 80% de todo o e-commerce brasileiro no app", ressalta o porta-voz do Movimento Compre&Confie, Pedro Chiamulera.

 

O movimento surgiu com o intuito de proteger o bom consumidor contra fraudes por meio de um aplicativo gratuito. "Todas as lojas participantes contribuíram para criação desse movimento, pois perceberam que, por meio de um aplicativo, poderíamos diminuir significativamente a fraude no Brasil. Com o app instalado no smartphone, a chance do consumidor ser fraudado é de 0%", afirma Chiamulera. O executivo reforça que uma parcela relevante da população ainda tem medo de comprar on-line, e é papel do mercado ajudar a construir ferramentas que gerem um ambiente de mais confiança. "Ainda há uma falta de confiança de muitos consumidores em comprarem nas lojas virtuais, e com o nosso app eles estarão 100% seguros", explica.

 

O aplicativo é gratuito e leva o mesmo nome do Movimento. O funcionamento é simples: a cada compra feita em lojas online, o usuário receberá uma notificação no celular em poucos segundos. O consumidor terá apenas a opção de negar a compra no próprio aplicativo caso não reconheça a transação. Caso a compra seja legítima, não é necessária qualquer ação dentro do app. "Essas notificações aparecerão somente de compras feitas nas lojas participantes do Movimento Compre&Confie", informa Pedro Chiamulera.

 

Para Alex Tabor, CEO e cofundador do Peixe Urbano, a expectativa é de que essa nova ferramenta traga conveniência e ainda mais segurança para a base de consumidores. "Com a diminuição nas chances de fraude e a interação entre empresas parceiras que utilizam o aplicativo, devemos fomentar grandes ganhos para nós e para outras empresas do setor, fazendo um círculo virtuoso. Hoje, possuímos um investimento mensal de R$ 500 mil mensais em soluções de segurança cibernética, o que reforça o quão é importante para nós oferecer cada vez mais essas alternativas ao consumidor", ressalta.

 

Segundo o gerente sênior da Nextel, Felipe Osmo, a inclusão do consumidor no processo de monitoramento de transações permite que eventuais fraudes sejam detectadas com muito mais eficiência. "Na Nextel, ganhamos mais agilidade na identificação de fraudadores e nos tornamos ainda mais confiáveis para os clientes, fatores que favorecem a compra e fidelização", observa. Já para Fabio Bonfá, diretor geral da Privalia Brasil, a participação no Movimento Compre&Confie é fundamental para ajudar o bom consumidor. Além de unir o mercado para acabar com a fraude, beneficia todos os consumidores do varejo online em geral. "Eu sou um e-consumidor, também sinto a tranquilidade em saber que estarei protegido em minhas compras e que poderei participar de forma ativa no combate à fraude e a favor de um ambiente online mais seguro", diz.

 

 

Fonte: E-commerce News

 


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