Comércio faz avaliação positiva da Black Friday

Leia em 2min 30s

Apesar disso, o nível de vendas nos shoppings em Minas Gerais foi menor na data



Apesar de o nível das vendas da Black Friday, data voltada para liquidações, que teve sua origem nos Estados Unidos, ter diminuído na comparação com o ano anterior, a maioria dos lojistas de shopping centers de Minas Gerais avalia a participação no movimento como positiva. Para os empresários, a ação gerou resultados positivos para as vendas, mesmo que em menores proporções do que planejaram ou gostariam.

 

 

Foi o que revelou pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação de Lojistas de Shopping Center de Minas Gerais (Aloshopping) com a temática Black Friday. De acordo com o superintendente da Aloshopping, Alexandre Dolabella França, destaca-se a necessidade de redução das margens de lucro por parte dos empresários para aderirem ao movimento e conceder os descontos aos consumidores.

 

 

"A ação já pegou no Brasil de tal maneira, que não será possível mais voltar atrás. A questão é que os fornecedores não se empenham tanto quanto os lojistas e não passam os produtos com preços menores, a fim de alavancarem suas vendas e reduzirem seus estoques, como ocorre nos Estados Unidos. Aqui, os empresários do comércio precisam trabalhar os descontos sozinhos e acabam sendo prejudicados nas margens", diz.

 

 

Para se ter uma ideia, conforme a pesquisa, cerca de 85% reduziram a margem de lucro para conseguir aderir à Black Friday. A maioria dos lojistas (33%) aplicou desconto médio de 20% a 30% durante a liquidação e 12% aplicaram desconto médio acima de 50%.
Ainda assim, a maior parte dos empresários entrevistados (44%) considerou que a liquidação foi boa para as vendas da loja, atendendo as expectativas. Porém, 35% consideraram a ação ruim neste aspecto.

 

 

O superintendente destaca que o resultado provavelmente é consequência dos índices de vendas, já que 35% dos respondentes consideraram as vendas da Black Friday 2016 piores do que as de 2015. Já 28% consideraram o desempenho da liquidação melhor ou muito melhor do que a de 2015. Neste caso, conforme França, os resultados estão relacionados com a crise econômica do País. "Os números não chegaram a ser como os lojistas esperavam, por conta do cenário econômico brasileiro", avalia.

 

Impacto - Além disso, 53% dos entrevistados acreditam que a liquidação não impactou nas vendas das semanas anteriores à realização. Já 42% disseram ter tido as vendas prejudicadas no período. De toda forma, 63% dos lojistas perceberam o movimento de antecipação das vendas para o Natal durante o período da Black Friday, que tem sua data marcada no dia 25 de novembro, mas que acaba se estendendo por toda semana. "A data já se tornou importante, justamente porque as pessoas aproveitam as liquidações para antecipar as compras de Natal", resume.

 

 


Fonte:Diário do Comércio de Minas


Veja também

Casas Bahia e Ponto Frio têm um novo modelo de gestão

É a primeira reformulação feita na gestão das lojas desde que Ponto Frio e Casas Bahia anunc...

Veja mais
Poupança volta a captar recursos após dez meses no vermelho

Banco Central informou nesta terça que depósitos somaram R$ 1,8 bilhão a mais que os saques; dados ...

Veja mais
CNA projeta desaceleração do PIB agropecuário em 2017

Clima pode dar trégua para lavouras no ano que vem, após série de quebras de safra ocasionadas pelo...

Veja mais
Retomada do varejo paulista vai ficar para 2018

São Paulo - A continuidade da crise econômica jogou mais para frente a possibilidade de retomada do varejo....

Veja mais
Demanda reprimida pode impulsionar o setor de máquinas e equipamentos no País

Rio - O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)...

Veja mais
Mercado espera menos inflação para este ano e alta menor do PIB em 2017

  Analistas das instituições financeiras preveem ainda redução maior dos juros no ano ...

Veja mais
Black Friday ajuda na primeira alta de vendas no semestre, diz Serasa Experian

  Houve alta de 11% na movimentação dos consumidores no final de semana da Black Friday deste ano (2...

Veja mais
Economia informal cresce pelo 2º ano consecutivo, aponta estudo

    Economia subterrânea deve movimentar R$ 983 bilhões este ano. Valor representa o equivalent...

Veja mais
Nova estimativa indica safra de milho em 25 milhões de toneladas em MT

Plantio dentro do período ideal e condições climáticas favoráveis podem garantir uma ...

Veja mais