São Paulo - Os empresários do comércio de Belo Horizonte estão confiantes em relação à retomada do consumo. Aproximadamente 60% acreditam em um melhor desempenho para o setor no primeiro semestre deste ano na comparação com a segunda metade de 2016. O resultado faz parte da pesquisa Expectativa de Vendas, elaborada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, que destaca: as promoções e liquidações continuam sendo a principal medida para atração dos clientes.
O estudo mostra que elas serão utilizadas por 44,8% dos entrevistados, seguidas por ações de mídia e propaganda (12,5%), atendimento diferenciado (12,1%) e descontos em produtos específicos (8,3%). Os segmentos mais confiantes são tecidos, vestuário e calçados (48,1%), veículos e motocicletas, partes e peças (41,5%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação (41,2%).
De acordo com a analista de pesquisa da Fecomércio MG, Elisa Castro a maioria das empresas (63%) registrou, em 2016, um segundo semestre pior do que o mesmo período de 2015, e 37,7% observaram queda no faturamento em relação à primeira metade do ano, contrariando, inclusive, a tradição do comércio. "Agora existe a expectativa de que as vendas irão ganhar fôlego, após um segundo semestre considerado insatisfatório para determinados setores", diz,
Da redação
Fonte: DCI - São Paulo