O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ontem que "tem havido sinalizações do presidente do Banco Central sobre as próximas reuniões" do Comitê de Política Monetária (Copom). Questionado sobre a expectativa de redução da taxa básica de juros (Selic) na próxima reunião do comitê o ministro afirmou que o governo vai aguardar as projeções e expectativas da própria autoridade monetária.
"O Banco Central trabalha com projeções e expectativas de inflação. Então, vamos aguardar. O BC vai fazer suas projeções e já tem havido sinalizações, inclusive do presidente do Banco Central, sobre as próximas reuniões. Em resumo, vamos aguardar", disse Meirelles, após a cerimônia de anúncio, no Palácio do Planalto, da liberação de milho dos estoques governamentais para venda a criadores e agroindústrias de pequeno porte do Nordeste.
Na avaliação de Meirelles, "não há dúvidas que a economia brasileira está voltando à normalidade". "É absolutamente razoável que isso, conjugado com a política monetária bem aplicada pelo Banco Central, faça com que a inflação convirja para a meta", complementou, que considerou ainda que há uma série de itens favoráveis para a economia brasileira em 2017.
Por Cristiane Bonfanti | De Brasilia
Fonte: Valor Econômico