Varejistas se preparam para vender mais no Dia dos Namorados deste ano

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São Paulo - Otimistas com a retomada na economia, o varejo se prepara para vender mais no Dia dos Namorados. Diante de dados promissores do setor e previsões positivas de economistas, tanto lojas físicas quanto virtuais já estimam um aumento significativo na comparação com 2016.

 

Segundo o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, o comércio, em geral, deve apresentar números positivos nesta data ante 2016. "A expectativa é de um ligeiro crescimento, tendo em vista a queda na inflação e a baixa nos juros, além dessa liberação do FGTS. Tudo isso indica que nós teremos um aumento, mesmo que de forma modesta", diz Solimeo.

 

A Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê alta de 2,5% nas vendas para a data ante 2016. Além das promoções, a diferença entre comprar o presente pela internet ou em lojas físicas, pode estar relacionada ao clima: "Os shoppings são os mais procurados. O comércio de rua é mais afetado nestes dias", afirma Solimeo.

 

Vendas virtuais

 

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que seja movimentado cerca de R$ 2,3 bilhões em vendas virtuais para a data, uma alta de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o vice-presidente da entidade, Rodrigo Bandeira Santos, segmentos como de eletrônicos e de vestuário devem ser os mais visados pelos consumidores como opções de presente. A entidade estima ainda que o volume de pedidos on-line chegue à marca de 8,32 milhões.

 

Segundo Bandeira Santos, o Dia dos Namorados representa uma oportunidade para que os lojistas negociem preços e fidelizem clientes, mas ambos os lados precisam estar atentos: "O varejista tem várias datas sazonais, onde ele precisa preparar o estoque e ter todos os canais de logística bem definidos e acertados. Para o consumidor, é preciso observar atentamente o prazo de entrega fornecido pela loja", diz o executivo.

 

De olho nesse mercado, a Giuliana Flores, uma das principais floriculturas on-line do País, enxerga o Dia dos Namorados como a segunda melhor data para vendas no ano. Segundo o fundador da empresa, Clovis Souza, a Giuliana Flores estima uma alta de 25% no faturamento para a data - que normalmente representa 55% das vendas do mês de junho.

 

Atualmente, a Giuliana Flores conta com cinco lojas físicas, e cerca de 390 parceiros espalhados pelo mundo. Com a proximidade da data, a empresa quer elevar seu tíquete médio, de R$ 162, com uma oferta de agregar produtos como chocolates, semijoias e bebidas ao tradicional buquê de flores. "Nós continuamos registrando crescimento mesmo na crise. Uma impressão particular é que, quando o País está numa boa, as pessoas investem em produtos mais caros, como joias. [Já] quando o País está em uma crise como agora principal opção de presente vira a flor, porque as pessoas sabem que ela sempre vai agradar", explica Souza.

 

Movimento nos shoppings

 

Esperando atrair 10% mais visitantes para a data neste ano, o Shopping Frei Caneca terá a promoção "comprou, ganhou". Assim, os clientes que acumularem R$ 400 em compras nas lojas, ganham um kit com almofada, suporte para dois copos e balde para pipoca, além de um par de ingressos para o Espaço Itaú de Cinema do estabelecimento. "Além de dar o brinde, a gente oferece um par de ingressos de cinema", diz gerente de marketing do Shopping Frei Caneca, Andreia Perini.

 

Além de um fluxo maior de visitantes, o estabelecimento estima uma alta de 7% no faturamento total do estabelecimento para o Dia dos Namorados, algo em linha com os números recentes. "De janeiro até abril o shopping teve crescimento de 8,77% nas vendas. Estamos sentindo que o varejo está reagindo em relação ao ano passado. Para essa campanha, todos que comprarem vão ganhar alguma coisa, ao invés de concorrer a um prêmio", acrescenta Andreia Perini.

 

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 

 


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