Moagem de cana acelera na 1ª quinzena de junho

Leia em 2min 40s

São Paulo - Passado o período de chuvas que prejudicaram a colheita no começo da safra 2017/18 de cana-de-açúcar, a moagem começa a ganhar fôlego no Centro Sul do País, divulgou ontem a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica).

Nos primeiros 15 dias de junho, o processamento somou 39,4 milhões de toneladas, alta de 51% ante o mesmo período de 2016 e 24,7% maior que o registrado na quinzena anterior (31,5 milhões de toneladas).

 

Mesmo com a recuperação, o volume processado pelas usinas brasileiras não foi suficiente para compensar completamente o atraso da moagem. No acumulado da safra 2017/18 foram moídas 151,25 mil toneladas, 16,11 milhões de toneladas a menos que no mesmo período do ano passado.

 

"Há uma queda [anual de 9,6%], mas a cada quinzena esse percentual é menor em relação ao período anterior e, aos poucos a moagem vai se reestabelecendo", observa o analista setorial da Tendências Consultoria, Felipe Novaes.

Ele destaca que alguns fatores justificam essa diferença, como a disponibilidade de cana bisada na safra 2016/2017, o que não aconteceu no ciclo 2017/2018. "O início de safra já começa mais fraco por conta disso", comenta ele.

 

O teor de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) atingiu 128,4 quilos na primeira quinzena de junho. No acumulado de abril a junho, o ATR chegou a 120,9 quilos por tonelada, ante 121,8 quilos por tonelada da temporada anterior.

Nos primeiros quinze dias do mês, a produção de açúcar alcançou 2,38 milhões de toneladas, ante 1,7 milhões de toneladas na quinzena anterior. No acumulado da safra foram 8 milhões de toneladas, baixa de 1,69% sobre um ano antes.

 

Na primeira quinzena de junho, a proporção cana utilizada para a produção de açúcar foi de 49,34%. No acumulado da safra, a participação do açúcar é de 46,30%. Conforme a Unica, isso se deve ao elevado volume de contratos negociados antecipadamente e à baixa disponibilidade do produto nas usinas .

 

Para o analista da Tendências Consultoria, as indústrias direcionam a produção para o açúcar no curto prazo também em razão da colheita na Ásia no segundo semestre, que deve levar a uma queda pronunciada nos preços nos próximos meses e em 2018. "A rentabilidade relativa do açúcar tende a cair com a entrada da safra indiana, uma vez que as perspectivas são melhores do que o que se esperava inicialmente."


Etanol

A fabricação de etanol alcançou a 5,81 bilhões de litros, recuo de 16% na comparação anual, sendo 2,39 bilhões de litros de etanol anidro e 3,43 bilhões de etanol hidratado. Na primeira metade de junho, foram produzidos 1,5 bilhão de litros, crescimento de 39,65% na comparação com igual intervalo da safra passada.

 

O volume negociado na primeira metade do mês de junho pelas empresas do Centro-Sul foi de 1,02 bilhão de litros, sendo 70,39 milhões de litros destinados à exportação, recuo é de 40,73% em relação ao mesmo período de 2016, e 948,2 milhões ao mercado interno.

 

 

Fonte: DCI São Paulo




 


Veja também

Governo espera avanço menor da economia

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ontem que a economia brasileira crescerá menos do que o espera...

Veja mais
Abertura de capital do Carrefour no Brasil pode movimentar até R$ 5,6 bi

O Carrefour informou nesta quarta-feira (28) que definiu a faixa de preço indicativo para a oferta inicial de a&c...

Veja mais
Fundo de Amparo ao Trabalhador deve ter aporte maior

O governo terá de aportar mais de R$ 20 bilhões no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) em 2018 para custe...

Veja mais
Regulamentado parcelamento de microempreendedores individuais

Os microempreendedores individuais poderão parcelar em até 120 prestações mensais déb...

Veja mais
Em 5 anos, cresce a participação de idosos no mercado formal de trabalho

O número de pessoas entre 50 e 64 anos no mercado formal de trabalho cresceu quase 30% entre 2010 e 2015, de acor...

Veja mais
Cena política leva confiança da indústria em junho a menor nível em 4 meses

A confiança da indústria brasileira interrompeu série de três altas e caiu com força e...

Veja mais
Governos estaduais intensificam corte nos investimentos neste ano

São Paulo - Os investimentos dos governos estaduais estão caindo em um nível mais acentuado neste a...

Veja mais
Dólar cai à espera de votação da reforma trabalhista na CCJ do Senado

O dólar opera em queda frente ao real nesta quarta-feira (28), com os investidores aguardando o desfecho da vota&...

Veja mais
Brasil quer contratar 1,6 mil fiscais após EUA suspenderem carne

O governo brasileiro admitiu nesta terça-feira (27) que precisa de mais 1,6 mil fiscais em instalaçõ...

Veja mais