Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que do 1,24 milhão de contratações registradas em maio, 611,42 mil foram de trabalhadores com até 29 anos.
Como resultado, a diferença entre admissões e desligamentos gerou um saldo positivo de 73,29 mil novas vagas somente para essa faixa etária, informou o Ministério do Trabalho ontem.
O ministro do pasta, Ronaldo Nogueira, afirmou, em nota que esses dados indicam o surgimento de novas oportunidades de trabalho para a juventude. "As estatísticas sempre mostraram que os jovens não tinham boas perspectivas no mercado de trabalho. Os jovens que conseguem entrar no mercado de trabalho formal não precisam recorrer à informalidade e ao subemprego, que prejudicam todo o desenvolvimento da sua vida profissional", avaliou Nogueira.
De janeiro a maio, o grupo de trabalhadores de até 24 anos teve saldo positivo no emprego de 320,55 mil vagas formais de trabalho. A diferença geral entre admitidos e demitidos nesses cinco meses foi de 25,23 mil vagas, ou seja, 12 vezes menor. Nos últimos 12 meses, esses mesmos trabalhadores de até 24 anos apresentaram resultado positivo de 545, 91 mil vagas.
Conforme os últimos dados da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PNAD Contínua, a taxa de desocupação dos trabalhadores entre 18 e 24 anos no primeiro trimestre do ano é de 28,8%, o dobro da média nacional (13,7%).
Fonte: DCI São Paulo