De olho no avanço da moagem no Centro-Sul, o açúcar em Nova Iorque ampliou as perdas nos últimos dias cedendo mais 22 pontos para US$ 12,84 c/lb, praticamente equiparando-se com o preço do etanol hidratado em São Paulo, negociado a US$ 12,88 c/lb na semana passada.
Apesar da forte queda dos preços em Nova Iorque, as usinas na Região Centro-Sul do País continuam focando na produção de açúcar tendo em vista os compromissos de exportação já firmados.
Já moagem de cana-de-açúcar, na Colômbia, totalizou 5,888 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2017, um aumento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Contudo, a produção de etanol teve queda de 21,3% entre janeiro e março, para 93.155 metros cúbicos (m³), ao passo que a produção de açúcar alcançou 528.425 toneladas, ligeiro aumento de 0,8%.
Enquanto isso, no Brasil, com as usinas sucroalcoleiras da Região Centro-Sul do Brasil voltando a moer em bom ritmo, contínua queda dos preços do petróleo, avanço do dólar e perspectivas de superávit no balanço mundial em 2017/18 são os principais fatores por trás da fragilidade que compõe a atual estrutura no mercado.
Fonte: DCI São Paulo