São Paulo - Os brasileiros estão aprendendo a pesquisar produtos e comparar preços. Segundo uma pesquisa do Google, a busca por presentes de maior tíquete médio para o Dia dos Pais avançou mais de 3%, isso apenas entre os dias 8 e 18 de julho, em comparação com a semana anterior.
Dentre os itens mais procurados nesse primeiro momento estão categorias como eletrodomésticos, móveis e celulares. Na semana de 23 a 28 de julho, espera-se um avanço na busca das categorias de uso pessoal, com menor valor, como calçados esportivos, bolsas, relógios. Já no início de agosto, as buscas nas categorias do varejo e os smartphones entrarão no pico de interesse. Na semana de reta final para o Dia dos Pais, 8 a 13 de agosto, os calçados esportivos tomam a frente.
"Nesse período os termos mais procurados pelo consumidor na busca são endereço, telefone, condição de entrega, sapatênis, camisas polos, perfume e produtos de beleza, por isso o ideal é que o empreendedor mantenha dados e números de estoque atualizados", diz a gerente de vendas do Google no Brasil, Fernanda Doria.
Para alavancar as vendas e fugir da concorrência, recomenda-se estratégias para captar um volume significativo de novos consumidores interessados na marca e nos produtos antes da sazonalidade da data. Essa lista pode ser gerada a partir das pessoas que visitam o site, listas de e-mail marketing e downloads do app.
Fonte: DCI São Paulo