São Paulo - A confiança dos empresários paulistas sofreu uma ligeira queda em julho, apontou o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP),
Segundo a entidade, foi verificada uma queda de 0,2% na medição de julho (104,0 pontos) ante o mês anterior (104,2 pontos). Em maio o indicador apontava 104,3 pontos. É importante lembrar que no dia 17 de maio veio à tona a crise política decorrente da delação da JBS. "O empresário do comércio parece ter iniciado o segundo semestre em compasso de espera, aguardando os desdobramentos da crise política que eclodiu em meados de maio", aponta a FecomercioSP, em nota. O indicador vai de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
Futuro
Quanto às expectativas futuras, apuradas pelo Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), houve queda marginal de 1,4% em julho, para 147,9 pontos. Em comparação a julho de 2016, porém, o indicador apresenta alta de 6,5%. "Mesmo diante de uma crise de grandes proporções, a confiança do empresário não caiu e permanece em patamar otimista, o que mantém as esperanças um pouco acima do que seria razoável diante de mais um momento de grande incerteza em Brasília", explica a FecormercioSP.
Fonte: DCI São Paulo