A melhora nas vendas observada em todas as datas comemorativas já festejadas neste ano aumenta a confiança dos lojistas de Belo Horizonte para o Dia das Crianças. Com a projeção de um volume de negócios 1,44% maior no período, o comércio da capital mineira espera faturar R$ 2,17 bilhões no próximo 12 de outubro, valor superior ao de 2016, estimado em R$ 2,14 bilhões. Vale lembrar que a data é um importante termômetro de intenção de consumo para o Natal.
A pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) aponta ainda que 69,1% dos empresários do município acreditam que o Dia das Crianças em 2017 será melhor do que o do ano passado. Em 2016, apenas 31,0% dos entrevistados tinham expectativa de avanço frente ao ano anterior.
Presidente da CDL-BH, Bruno Falci pondera que o País ainda está longe de ter resolvido os principais problemas, mas avalia que o melhor cenário econômico tem influenciado o otimismo do setor. “A taxa de juros está menor, assim como a inflação, estamos tendo mais contratações do que demissões. Vimos o leilão de quatro usinas (hidrelétricas), que mostra o apetite do mercado internacional pelo Brasil. Tivemos a injeção de recursos do FGTS: tudo ajudando a movimentar a economia”, afirma Falci.
Com a aposta em um tíquete médio de R$ 149,23 para a data - valor 38,3% superior ao do ano passado -, a maior parte dos comerciantes promete um estoque igual (46,4%) ou maior (40,2%) para o Dia das Crianças. Entre os presentes mais procurados, os lojistas da Capital acreditam que brinquedos (45%), roupas (25%) e calçados (19%) vão liderar a preferência do consumidor.
O número máximo de presentes estimado para a data são dois, sendo que a maior parte dos entrevistados (50,5%) arrisca um mimo por pessoa e outros 40,0% creem no dobro.
“Os empresários estão apostando em tíquete médio maior porque estão vendo a movimentação positiva nos negócios. Várias empresas que pesquisamos vêm falando que as vendas estão crescendo, o que é uma constatação não só dessa pesquisa, mas de outras que fizemos. Haja vista que em todas as datas comemorativas deste ano tivemos crescimento na comparação com o ano passado”, destaca o presidente da CDL-BH.
Para 41,2% dos lojistas, a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores será o cartão de crédito parcelado, em média, em até três vezes. As principais estratégias para elevar as vendas serão divulgação de produtos (24%), promoções (21%) e flexibilidade na forma de pagamento (20%). O desemprego, para 28,4% dos entrevistados, é o principal fator que pode atrapalhar o comércio na data.
Fonte: Diário do Comércio de Minas