Vendas no varejo crescem 2,2% em outubro, mostra Marstercard

Leia em 1min 50s

São Paulo - O desempenho do varejo brasileiro em outubro, desconsiderados os negócios de automóveis e materiais de construção, representou o sexto mês consecutivo em alta, com expansão de 2,2% ante igual mês do ano passado, relatou a Mastercard. Já no resultado do trimestre encerrado em outubro (agosto a outubro) ante igual período do ano passado, foi verificada uma alta de 2,9%, o que caracteriza uma desaceleração em relação ao desempenho das vendas no terceiro trimestre de 2017 (julho a setembro), que tiveram crescimento de 3,2% ante o registrado no período equivalente do ano anterior.

 

Para a empresa, a perspectiva do varejo para os próximos meses é de melhora gradativa das vendas. "É importante pontuar que o consumidor, aos poucos, passa a ter uma percepção mais otimista do ambiente econômico, com a ligeira tendência de queda da taxa de desemprego. Isso, consequentemente, gera uma sutil melhora no crescimento da massa salarial e um aumento na concessão de crédito, que tem impactado positivamente o varejo", aponta o economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, César Fukushima.

 

As vendas online tiveram crescimento muito superior ao comércio em geral, indicam os dados da Mastercard. A expansão em outubro chegou a 20,9% na comparação anual. Importante data para o varejo no mês, foi apurado crescimento de 4,2% das vendas do Dia das Crianças, o que contribuiu para o desempenho do mês como um todo, afirma a Mastercard.

 

Na avaliação por setor, supermercados, material de construção, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos ficaram acima do patamar registrado em outubro. Já os segmentos de artigos de uso pessoal e doméstico, vestuários e combustíveis ficaram aquém do crescimento médio de 2,2%.

 

Por região, as vendas tiveram maior crescimento no Sul, com 4,1%. No Norte, houve alta de 2,7%, enquanto no Sudeste, a expansão foi de 2,5%. Ainda no terreno positivo, mas abaixo da média do mês, a região Nordeste teve alta de 0,7%. Apenas o Centro-Oeste registrou queda em outubro, com retração de 0,3% das vendas ante igual mês de 2016.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

 


Veja também

Cesta básica semanal do Procon-SP apresenta alta de 0,22%

O valor da cesta básica no município de São Paulo registrou alta de 0,22%, no período de 24 ...

Veja mais
Lojista carioca vê alta de 3% no Natal

São Paulo - Menos otimista que a média nacional, mas ainda sim prospectando avanço do varejo neste ...

Veja mais
IPC-S fica em 0,36% em novembro ante 0,33% em outubro, aponta FGV

São Paulo - A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) a...

Veja mais
Confiança da Indústria medida pela FGV sobe 2,9 pontos em novembro ante outubro

São Paulo - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 2,9 pontos de outubro pa...

Veja mais
Brasil já saiu da recessão, mas ainda não há essa sensação, diz Meirelles

São Paulo - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o Brasil já saiu da recessão, ma...

Veja mais
Brasil ocupa a 98ª posição em ranking global de empreendedorismo

São Paulo - O Brasil se manteve na 98ª colocação no ranking mundial de empreendedorismo Global...

Veja mais
Intenção de consumo das famílias sobe 3,0% em novembro ante outubro, diz CNC

Rio - A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador apurado pela Confederação N...

Veja mais
Consumidor olhou mais preços antes da Black Friday este ano

São Paulo - A consolidação da Black Friday dentro do varejo brasileiro trouxe consigo um maior prep...

Veja mais
País crescerá mais no próximo ano , diz OCDE

A economia brasileira deve sair da recessão este ano e aumentar o ritmo de crescimento em 2018 e 2019, segundo pr...

Veja mais