As vendas do varejo da cidade de São Paulo cresceram 4,7% nos primeiros 15 dias de dezembro frente ao mesmo período do ano passado. O resultado confirma a perspectiva de que o Natal deste ano será de expansão, após dois anos seguidos de recuo.
Os dados, divulgados ontem pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostram que o desempenho no período foi puxado pelas vendas à prazo. Na visão do presidente da entidade, Alencar Burti, isso significa que os bens duráveis, como eletrodomésticos, terão uma maior procura no Natal deste ano. As vendas à prazo cresceram 6,5% na primeira quinzena deste mês, enquanto as compras à vista avançaram 2,8%.
Na visão do dirigente, o resultado do estudo foi positivo, mas ainda insuficiente para compensar as perdas dos anos anteriores. “É um crescimento satisfatório, já que reverte mais de dois anos de queda”, disse o executivo por meio de nota à imprensa. Ele destacou, no entanto, que em 2016 as vendas da primeira quinzena de dezembro do varejo paulistano retraíram 7,2% na comparação interanual. Sendo assim, o avanço de 4,7% representa apenas uma recuperação parcial das perdas registradas em 2016.
Efeito Black Friday
Na comparação com a primeira quinzena de novembro, dezembro cresceu 28,2%. Apesar da expansão expressiva, Burti ressalta que a diferença entre um mês e outro tem diminuído nos últimos anos, em decorrência do crescimento da Black Friday. Se neste ano o crescimento foi de 28,2%, em 2016 foi de 28,6%; em 2015, de 41,3%; e em 2014, de 46,6%. “A Black Friday realmente vem roubando as vendas do Natal”, finaliza o executivo.
Fonte: DCI São Paulo