Comércio brasileiro pode ganhar 20,7 mil novas lojas neste ano

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Os dados fazem parte de um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e apontam que, no ano passado, foram fechadas 19,3 mil lojas.

“Apesar da sequência negativa, o encerramento de estabelecimentos comerciais foi 82% menor do que em 2016, quando o setor eliminou 105,3 mil pontos de venda”, disse o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes.

 

De acordo com a CNC o caminho para reabrir as as 226,5 mil lojas fechadas desde 2014 será longa, visto que o segmento varejista vem apresentando um crescimento bastante gradual e moderado.

“A defasagem entre o comportamento das vendas e os investimentos em novos estabelecimentos comerciais não permitiu que o setor fechasse o ano no azul do ponto de vista do aumento do número de lojas”, comenta Bentes.

 

Segmentos

 

Quando analisado os resultados por área de atuação da loja, os hiper e supermercados se destacaram negativamente em números absolutos (-5.692), seguidos pelas lojas de material de construção (-3.714) e lojas de utilidades domésticas e artigos de uso pessoal (-2.221). “Vale salientar que a redução do ritmo de fechamentos de lojas ocorreu em todos os segmentos que acusaram saldos negativos em 2017”, diz Bentes. Por outro lado, lojas focadas em itens de informática e comunicação (+21) e farmácias, perfumarias e cosméticos voltaram a registrar aberturas líquidas após quatro anos.

Regiões

 

Regionalmente, a reação do setor difundiu-se por todo o País, uma vez que, nas 26 unidades da Federação onde foram registrados fechamentos líquidos de lojas no ano passado, os saldos foram menores do que em 2016. Apenas em Santa Catarina – estado a computar o maior aumento de vendas no ano passado (+14,6%) –, houve registro de expansão no número de lojas (+207) em 2017.

 

Por outro lado, o Rio de Janeiro – responsável por 9% das vendas do varejo nacional e 33% dos fechamentos – destacou-se negativamente. Ainda assim, essa unidade da Federação registrou menos fechamentos em 2017 (6.814) do que no ano anterior (10.839). São Paulo, estado que soma 29% do faturamento do varejo nacional, perdeu 4.653 lojas em 2017 (24% do total nacional).

 

Fonte: DCI

 

 

 


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