Após apresentar comportamento dentro do esperado em janeiro, o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) surpreendeu em fevereiro e caiu 1,07%, a quarta maior queda de mês na comparação com janeiro, desde que o IPS passou a ser calculado, em 1994.
“Para se ter ideia de como o preço dos alimentos está resistindo à inflação de forma tão prolongada, no acumulado de 12 meses até fevereiro, a deflação permanece em 1,37%, a maior desde quando o Índice começou a ser calculado, em 1994. Apenas quatro vezes se observou tal fenômeno”, diz o economista da Apas, Thiago Berka.
Das 27 subcategorias que compõem o IPS, apenas quatro apresentaram aumento, o que fortalece ainda mais o efeito de queda generalizado entre os alimentos e bebidas. “Isso reforça as projeções de menor inflação em 2018 e, até mesmo, nova queda de juros por parte do Banco Central”, comentou Berka.
Na análise individualizada, o destaque do mês na deflação ficou com as proteínas: carne suína (-3,99%), carne bovinas (-3,02%), aves, (-2,94%) e pescados (-1,13%) tiveram grande peso no resultado do final do IPS. O feijão foi outro item que ajudou a puxar o Índice para baixo, ao acumular a 14º queda consecutiva, com redução de 9,28%, em 2018.
Nas três principais proteínas (bovina, suína e aves), o movimento de baixa é liderado, principalmente, pelo lado do consumo, uma vez que, no início do ano, o poder de compra das famílias fica deteriorado.
“Na carne suína, as exportações caíram 17% em janeiro, o que aumentou a oferta em fevereiro e encontrou um consumidor ainda sem poder de compra para absorver a maior abundância do produto”, explicou o economista da APAS, que ainda projeta estabilidade no preço das carnes.
De acordo com ele, no caso da carne de boi, no lado da oferta, não houve aumento significativo da produção e, sim, uma demanda ainda enfraquecida que não sustenta os preços no atacado. A explicação para as aves é semelhante e está na demanda enfraquecida para o mês de fevereiro.
As bebidas alcoólicas também tiveram redução na inflação e caíram 0,77% no segundo mês de 2018, graças à cerveja (-0,92%). Um dos fatores que levaram a este resultado foi a grande quantidade de promoções aos consumidores.
Fonte: DCI