O número de consumidores que saldaram seus débitos com os lojistas cariocas e voltaram a ter crédito aumentou no primeiro trimestre. Dados do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), revelam que mais de 213 mil consumidores regularizaram suas dívidas, 0,3% mais que no mesmo período do ano passado.
O estudo mostra também que as consultas (índice que indica o movimento do comércio) ao SCPC ultrapassaram a marca de dois milhões e 250 mil, menos 5,9% em relação ao mesmo período de 2017.
De acordo com o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, o estudo traz uma boa e uma má notícia. “A positiva é o número de consumidores que saldaram seus débitos com os lojistas. O ponto negativo é o número de consultas, que registrou um recuo de 5,9%, o que revela que as pessoas demonstraram menos disposição para as compras no 1º trimestre”
Com relação ao uso do cheque, mais de oito mil foram devolvidos no comércio do Rio de Janeiro no período, 0,9% a mais que um ano antes. Foram 328 mil consultas sobre uso de cheque (- 6,9%).
Fonte: DCI São Paulo