As vendas no varejo brasileiro devem registrar avanço de 4,6% em junho, pelo menos é o que estima a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A análise se dá na comparação anual e se apoia nas projeções de melhora do poder de compra das famílias.
“Ao longo deste primeiro semestre, o ritmo de recuperação do setor será intensificado, refletindo a melhora do poder aquisitivo das famílias, dado que a inflação está mais baixa, a recuperação do emprego e a maior disponibilidade de crédito”, analisa o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.
Ele ainda lembra que, em virtude da base fraca de comparação, existe a estimativa positiva de alta de 4,6% em junho, já que no mesmo mês do ano passado o comércio nacional caiu 3%. A variação em 12 meses, detalha o líder da ACSP, é uma boa métrica para análise já que elimina reflexos do chamado efeito-calendário, como por exemplo feriados e quantidade de dias úteis.
Sobre o impacto das eleições gerais de outubro na decisão de compra do brasileiro, Burti ressalta que o período pré-eleitoral “tende a influenciar menos o consumo das famílias, e mais o humor do empresariado”. A projeção da ACSP também aponta alta de 3,9% para o mês de março, 4,1% em abril e 4,5% em maio.
Fonte: DCI São Paulo