Aproximadamente 93 milhões de brasileiros devem ir às compras no Dia dos Pais, o que deve movimentar cerca de R$ 13,9 bilhões nos setores do comércio e serviço. Os shopping centers e as lojas online devem disputar a preferência dos compradores, conforme levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Neste ano, os itens mais procurados devem ser roupas (50%), seguida por perfumes e cosméticos (32%); calçados (28%), e acessórios (27%), como cintos, carteiras e relógios. Haverá procura por ferramentas (10%), artigos esportivos (10%) e smartphones (10%). Embora os brasileiros ainda estejam sensíveis aos efeitos da lenta recuperação econômica, a maioria (61%) dos consumidores deve ir às compras neste Dia dos Pais, pouco a mais que os 55% do último ano. Comemorado tradicionalmente no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é considerado o ‘patinho feio’ das datas por não injetar cifras expressivas como Natal, Dia das Mães e dos Namorados. Mas serve de termômetro.
Fonte: DCI São Paulo