Consumidor mostra cautela, mas deve antecipar compras de Natal na Black Friday

Leia em 2min 20s

Os consumidores brasileiros devem aproveitar a Black Friday para antecipar compras de fim de ano, apesar de estarem mais cautelosos por conta das incertezas no cenário político e na economia, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo site comparador de preços Zoom.

 

Segundo o levantamento, 95 por cento dos 9 mil entrevistados planejam aproveitar a Black Friday, que este ano cairá em 23 de novembro, e 62 por cento pretendem antecipar as compras de Natal.

 

Apesar da relevância cada vez maior da Black Friday para o varejo, a pesquisa também indica uma postura mais cautelosa entre os consumidores este ano, com 67 por cento dos entrevistados descartando o uso do 13º salário na data.

 

"Tem impacto das eleições e da própria crise. As pessoas estão mais conscientes em não criar novas dívidas ou comprometer orçamento", disse o diretor executivo do Zoom, Thiago Flores.

 

Mesmo assim, o percentual de consumidores que pretendem gastar mais de 1 mil reais na data subiu para 57 por cento este ano, ante 52 por cento no ano passado. Entre as categorias mais desejadas, está a de produtos eletrônicos (53 por cento), seguida por eletrodomésticos, smartphones, artigos de informática e itens de casa e decoração, afirma a pesquisa.

 

Na semana passada, o presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), Maurício Salvador, disse em entrevista à Reuters que o faturamento com as vendas online na Black Friday deve ser maior este ano em relação a 2017.

 

Os comentários foram feitos poucos dias após a Ebit|Nielsen divulgar projeção de crescimento de 15 por cento do ecommerce na data, para 2,43 bilhões de reais.

 

Embora menos relevante, outra data que deve movimentar o comércio eletrônico é o Dia das Crianças. A Ebit|Nielsen informou nesta segunda-feira que a expectativa é que as vendas online somem 1,9 bilhão de reais, alta de 9 por cento em relação a 2017.

 

O número de pedidos para o Dia das Crianças deve crescer 8 por cento ano a ano, para 4,4 milhões de reais, mas o tíquete médio deve ter alta de apenas 1 por cento na mesma comparação, para 432 reais, de acordo com a Ebit|Nielsen.

 

"O faturamento representa cerca de 3,5 por cento do total anual. Para alguns segmentos, como o de brinquedos e videogames, é a principal data do ano", disse em nota o diretor de inteligência e operações da Ebit|Nielsen, Keine Monteiro, acrescentando que o Dia das Crianças é a quinta data mais importante do calendário anual do varejo.

 

Fonte: Reuters

 

 

 


Veja também

Faturamento no Dia das Crianças deve crescer

São Paulo - O e-commerce deve faturar R$ 1,9 bilhão no Dia das Crianças em 2018, alta de 9% ante o ...

Veja mais
Indicador Antecedente de Emprego no Brasil vai em setembro menor nível em quase 2 anos

São Paulo - O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) mostrou em setembro um cenário de elevada incerteza...

Veja mais
IPC-Fipe acelera alta a 0,43% na 1ª quadrissemana de outubro

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo iniciou outubro com avanço de 0,43 por c...

Veja mais
IGP-DI tem alta de 1,79% em setembro com pressão tanto no atacado quanto no varejo

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou a alta a 1,79 por cento em setembro sob...

Veja mais
Inflação para renda baixa acelera

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) aumentou 0,30% em setembro, informou na última sex...

Veja mais
Atividade do comércio recua 0,1% em setembro

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de tod...

Veja mais
Expectativa para inflação em 2018 sobe com aumento em preços administrados

O mercado voltou a aumentar as contas para a inflação neste ano diante de maior alta esperada para os pre&...

Veja mais
FAO: preço dos alimentos recua; mas não o do frango

Em setembro, o Índice de Preços dos Alimentos (FFPI, na sigla em inglês) da Agência das Na&cce...

Veja mais
Dia das Crianças de 2018 deve movimentar R$ 9,4 bilhões

Apesar da lenta retomada da economia refletir no ânimo para compras dos brasileiros, 72% dos consumidores devem ir...

Veja mais