O apelo promocional da Black Frida fará com que 30% dos consumidores que vão realizar aquisições na data antecipem suas compras natalinas. A expectativa é que 58% dos consumidores comprem ao menos um produto, 19 pontos percentuais a mais que na edição do ano passado.
Os dados fazem parte de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) que mapeou o apetite do brasileiro para compras no próximo dia 23. De acordo com o estudo, 32% dos entrevistados só devem ir às compras caso encontrem boas ofertas e apenas 10% não querem comprar nada.
Entre os que pretendem comprar produtos de olho nos descontos, 70% consideram a data uma oportunidade de adquirir itens que estejam precisando com preços mais baixos e 12% planejam aproveitar as ofertas mesmo sem ter necessidade de comprar algo no momento. Já entre os que não pretendem fazer compras na Black Friday, os principais motivos apontados são falta de dinheiro (28%) e o fato de não precisar comprar nada (22%).
O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, explica que o evento já é uma importante data de vendas para o varejo e as lojas que praticarem descontos reais sairão à frente da concorrência. “As promoções na internet costumam ser mais vantajosas, mas as lojas físicas que souberem oferecer preços competitivos também conseguirão atrair o consumidor”, destaca.
Considerando os que realizaram compras no ano passado, 34% esperam adquirir mais produtos em 2018, 28% comprar menos e 20% a mesma quantidade. Além disso, 32% pretendem gastar mais — sete pontos percentuais acima do previsto em 2017 —, outros 32% gastar menos e 24% desembolsar o mesmo valor.
Os consumidores devem comprar, em média, três produtos e desembolsar de R$ 1.145,75 – chegando a R$ 1.268,63 entre os homens e R$ 1.646,67 nas classes A/B. A expectativa dos consumidores para este ano é de que haja um desconto médio de 45% nos produtos e serviços ofertados.
Fonte: DCI