Valor médio do presente de Dia das Crianças cresce 8%

Leia em 3min 30s

Presentear no Dia das Crianças é um hábito comum entre os brasileiros. Para este ano, a previsão é que o ticket médio das compras para a data será de R$206, o que representa um crescimento de 8% em relação ao valor médio gasto na data em 2018. O levantamento é parte da Pesquisa Hábitos de Consumo realizada pela Boa Vista com cerca de 600 consumidores, em todo o país. A alta é superior à inflação de 3,4% no período.

 

De acordo com a pesquisa, porém, haverá uma queda no percentual de consumidores que comprarão presentes de Dia das Crianças. Este ano, 65% dos entrevistados para a pesquisa afirmaram que farão compras na data, uma queda de 5 pontos em relação ao ano passado, quando 70% dos consumidores afirmaram que comprariam presentes para o Dia das Crianças.

 

41% dos entrevistados que pretendem comprar presentes neste Dia das Crianças irão gastar o mesmo valor do presente de 2018 e 40% irão gastar mais este ano. Apenas 19% dos consumidores informaram que irão comprar um presente mais barato este ano.

 

Para pagar as compras deste ano, 55% irão fazer o pagamento à vista e 45% de forma parcelada, o que representa um aumento de 13 p.p. em relação ao ano passado. Entre os que pagarão a compra à vista, 41% utilizarão dinheiro em espécie, 32% o cartão de débito, 19% cartão de crédito, 8% no carnê ou boleto e 1% com cheque.

 

Entre os 45% que parcelarão o valor do presente, 93% usarão o cartão de crédito, 6% o carnê ou boleto e 1% o cartão de débito programado.

 

Por outro lado, 35% dos pesquisados não comprarão presentes na data. Os principais motivos para isso são: 39% afirmam que estão endividados, 22% estão desempregados, 19% necessitam conter despesas, 11% priorizarão o pagamento das contas da casa (água, luz, escola, etc.), 6% devido ao aumento dos preços, da inflação e das taxas de juros e 3% pela redução da renda familiar e do salário.

 

Conforme o esperado, os brinquedos continuam sendo a principal opção para presentear no Dia das Crianças, com 52% das menções dos consumidores entrevistados. Em segundo lugar, ficam os itens de vestuário e calçados, com 22%. Eletrônicos (TV, tablet, videogame, smartphone, etc) foram citados por 16%, enquanto 5% pretendem presentear a criança com opções de entretenimento (cinema, parque, teatro, etc). Livros, CDs e DVDs serão a opção de outros 3%. 2% darão uma viagem de presente para a criança e 1% dos entrevistados dará outro tipo de presente não especificado.

 

O levantamento também identificou que 47% dos consumidores que comprarão presentes para a data pretendem presentear os filhos; 26% os sobrinhos, 14% afilhados, 8% netos e, por fim, 5% presentearão outras crianças.

 

Os principais fatores a serem levados em conta na escolha dos presentes serão preço, promoção ou desconto, opção indicada por 38% dos pesquisados. Para outros 33%, o fator de escolha será o desejo da criança, enquanto a necessidade ou utilidade do presente influenciará a compra de 23%. Por último, 6% dos consumidores serão influenciados pela qualidade e pela marca do produto.

 

Para a realização das compras, 71% dos entrevistados escolherão as lojas físicas, dos quais 42% irão a lojas de rua/bairro, 34% a shoppings centers, 22% a grandes redes varejistas ou lojas de departamento, e 2% para super/hipermercados. Os demais 29% comprarão os presentes para o Dia das Crianças em lojas online.

 

Quando questionados se trocariam o presente por uma modalidade de investimento, pensando no futuro da criança, 47% dos consumidores afirmaram que sim. Dentre eles, 59% optariam pela poupança, 14% por fundos, ações ou CDB (Certificado de Depósito Bancário), 7% pela previdência privada, 10% por títulos de capitalização e outros 10% por outros tipos de investimentos.

 

Fonte: Mercado e Consumo

 

 

 

 


Veja também

Dia das Crianças deve movimentar R$ 10,3 bilhões no varejo

A maioria dos brasileiros pretende fazer compras para o Dia das Crianças. De acordo com estudo realizado pela Con...

Veja mais
Dia das Crianças: consumidores vão às compras, mas com cautela

Os consumidores estão dispostos a comprar neste Dia das Crianças. É o que mostra uma pesquisa reali...

Veja mais
36% dos brasileiros fizeram compras utilizando nome de outra pessoa no último ano

Pedir o nome emprestado para algum parente ou amigo para a realização de alguma compra ainda é uma ...

Veja mais
Comércio espera maior alta nas vendas do Dia das Crianças em 6 anos

O comércio está otimista com as vendas do Dia das Crianças deste ano. Segundo a confederaç&a...

Veja mais
Produção industrial cresce em 11 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE

A produção da indústria cresceu em 11 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geogra...

Veja mais
Consumidor que for à Justiça será direcionado a canal de conciliação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) lançaram hoje (7) um ...

Veja mais
Indicadores do mercado de trabalho apresentam melhora em setembro

Os dois indicadores do mercado de trabalho medidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentaram melhora...

Veja mais
Preço de cesta de compras de famílias com renda mais baixa cai 0,09%

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que calcula a variação de pre&cc...

Veja mais
Custo de vida na cidade de São Paulo cai 0,11% em setembro

O custo de vida na cidade de São Paulo caiu 0,11% em setembro na comparação com agosto, informou ho...

Veja mais